Por bianca.lobianco
O município de Rio Bonito deve ganhar no próximo ano uma Faculdade Cenecista. Foi o que garantiu o presidente da Campanha Nacional de Escola da Comunidade (CNEC) e deputado federal Alexandre Santos, a prefeita Solange Almeida durante encontro realizado no município, onde foi apresentado o projeto de expansão da CNEC. Atualmente a entidade tem 38 unidades em todo país, sendo 33 de ensino básico e cinco de nível superior, presentes em 19 Estados.

A intenção é construir um prédio próprio e oferecer cursos, como de engenharia de produção, administração, ciências contábeis, construção de edifícios, controle de obras, engenharia civil e direito. A previsão é que a Faculdade Cenecista de Rio Bonito tenha mais de dois mil alunos, até 2019.

Área para possível construção da faculdade fica no Condomínio Industrial%2C às margens da Br 101%2C facilitando o acesso da populaçãoDivulgação

Solange Almeida e o deputado Alexandre Santos também visitaram o local que foi cedido pela prefeitura de Rio Bonito no Condomínio Industrial, às margens da BR-101, para a construção do novo empreendimento, que deve ser erguido numa área total de 7,3 mil metros quadrados. Além das 58 salas de aulas, a faculdade vai oferecer vários laboratórios, como o de informática, física, química, desenho, simulação de sistema de produção, processo de fabricação, topografia e geoprocessamento, materiais e de construção, mecânica dos solos, instalações, saneamento, calibração de máquinas e equipamentos, ensaios, núcleo de prática jurídica, além de biblioteca e anfiteatro.

Os cursos implantados em Rio Bonito estão sendo criados para atender as demandas específicas da região, principalmente com a implantação do Comperj. “A Faculdade Cenecista de Rio Bonito faz parte do projeto de expansão da CNEC. Viemos ao município para definir uma área onde será implantado o empreendimento. A CNEC já mantém um curso de administração no município, que funciona nas dependências do Colégio Cenecista Monsenhor de Souza Gens, no Centro”, explicou Alexandre Santos.
Publicidade
Parceria com a FIRJAN
No início deste mês, a prefeita Solange Almeida já havia anunciado a construção de uma escola técnica numa outra área no Condomínio Industrial, em parceria com Sistema FIRJAN (SENAI, SESI, CIRJ, IEL). Solange Almeida explicou que os cursos escolhidos são na área de Tecnologia da Informação (TI), construção civil e de logística.
Publicidade
“Temos que qualificar os moradores, principalmente os mais jovens, para terem condições de pleitearem as vagas de emprego que estão sendo criados na região”.