Baleias-francas dão show no litoral sul do Brasil

Sobrevoo monitora espécie nas águas do país

Por O Dia

Rio - Com mais de 40 anos de idade e sete filhotes nascidos em águas brasileiras, a JDot foi uma das dezenas de baleias-francas avistadas no litoral de Santa Catarina, no primeiro sobrevoo de monitoramento da espécie realizado pelo Projeto Baleia Franca, este mês. A grandalhona, já conhecida dos pesquisadores, recebeu este nome por ter uma pequena mancha branca no dorso, em formato da letra ‘J’, seguida de um ponto (‘dot’, em inglês). “JDot foi identificada pela primeira vez na Península Valdés, Argentina, há 40 anos", contou a pesquisadora Karina Groch, coordenadora do projeto.

Sobrevoos como este são realizados com o objetivo de analisar a dinâmica populacional das francas na região, através do censo e fotoidentificação dos animais avistados. O programa é co-executado pela Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia-Franca e pelo Centro Mamíferos Aquáticos do ICMBio, com apoio da empresa Santos Brasil.

Equipe do Projeto Baleia Franca sobrevoou 200 km%2C entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul%2C e avistou 40 animais. Deles%2C 15 eram filhotes%2C média normal para a época do anDivulgação

O analista ambiental do Centro Mamíferos Aquáticos, Paulo Flores, integrante da equipe, aponta que a avistagem de baleias como a JDot proporciona o registro de longevidade e taxa reprodutiva das francas. O grupo também encontrou uma baleia vista uma semana antes com um pedaço de rede na cabeça. O animal estava com o filhote, já livre do artefato de pesca artesanal, e em boas condições de saúde. Flores ressalta que, embora o enredamento de baleias seja preocupante, o sobrevoo permite o monitoramento dos animais vítimas da prática e a constatação de que os casos em Santa Catarina nao têm comprometido a sobrevivência deles.

Das 40 baleias avistadas, 15 eram filhotes, taxa considerada dentro da média de época do ano. Foram percorridos cerca de 200 km, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A região é considerada berçário natural da espécie, que procura as águas calmas e com temperaturas amenas para se reproduzir, ter os filhotes e amamentá-los.

Últimas de _legado_Notícia