Por paulo.gomes

Rio - Professores que trabalham em sala de aula com educação ambiental vêm ganhando reforços. A Brasil Sustentável Editora lançou a coleção ‘Vida Sustentável’, com seis cartilhas, de autoria da ambientalista Miriam Duailibi. Os temas, com linguagem atraente para crianças e adolescentes, são Água e Energia; Saúde e Saneamento; Biodiversidade; Alimentação Saudável; Consumo e Resíduo; e Esporte e Meio Ambiente.

Coleção de seis cartilhas aborda temas essenciaisDivulgação

Outro aliado para os profissionais de educação está disponível na internet. O Guia do Professor ‘Nossas Águas Sempre Limpas’, do Programa de Educação Ambiental Amigos do Mar, lançou plano de aulas sobre aquecimento global para as cinco primeiras séries do Ensino Fundamental, seguindo linhas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, da Política Nacional de Educação Ambiental, da Agenda 21 e Carta da Terra.

Guia pode ser obtido na InternetDivulgação

O aquecimento global é o último dos quatro macrotemas em que foi dividido o Guia do Professor ‘Nossas Águas Sempre Limpas’. Os outros são: Animais Marinhos, Nosso Litoral e Cuidar da Vida. O programa Amigos do Mar é resultado de parceria entre o Instituto Arcor Brasil e o Projeto Tamar. O material pode ser baixado, grátis, no site do instituto (www.institutoarcor.org.br).

Com muitas ilustrações, as cartilhas da coleção ‘Vida Sustentável’ propõem atividades a serem realizadas em casa, na escola e na comunidade, estimulando crianças, adolescentes e adultos a mudar atitudes.

Segundo Miriam, nas próximas décadas a sobrevivência da humanidade vai depender da ‘ecoalfabetização’: a habilidade de extrair conhecimento da natureza, entender os princípios básicos da ecologia e viver de acordo com eles. “A educação das atuais e próximas gerações para a compreensão dos paradigmas que mantém o ciclo da vida faz-se imprescindível”, explica. “A obra foi desenvolvida segundo princípios de uma educação emancipatória e mantém-se fiel a um compromisso pedagógico com enfoque transformador no que se refere à relação dos seres humanos entre si e com a natureza”, acrescenta.

Você pode gostar