Conta Social: Escola abandonada vira moradia popular 'verde'

A benfeitoria foi realizada pela ONG Make it Right, fundada pelo ator americano Brad Pitt em 2007

Por O Dia

Estados Unidos - Uma escola abandonada foi transformada num centro de habitação sustentável para moradores carentes do Kansas, nos Estados Unidos. A benfeitoria foi realizada pela ONG Make it Right, fundada pelo ator americano Brad Pitt em 2007. Em parceria com o escritório de arquitetura BNIM Architects, foram instaladas placas fotovoltaicas, sistemas de eficiência energética, jardins comunitários, entre outras iniciativas ‘verdes’.

Bancroft School%2C no Kansas%2C EUA%2C já estava abandonada há 13 anosBanco de imagens

A Bancroft School estava abandonada há nada menos do que 13 anos. Mas as reformas a tornaram um exemplo de construção sustentável, que consquistou até mesmo o selo LEED Platinum, certificação concedida pelo governo norte-americano para iniciativas sustentáveis. Os painéis solares no telhado da antiga escola, por exemplo, são capazes de gerar até 75 quilowatts de eletricidade limpa. Além dos quartos para os moradores, a Brancroft também conta agora com auditório, academia e sala de acesso à internet.

O investimento nas obras foi de mais de 14 milhões de dólares, doados por empresas e outras instituições privadas por meio de campanhas de responsabilidade social. Segundo os responsáveis pela reforma da Bancroft School, já podem ser apontados os benefícios trazidos pela alternativa de moradia. “Este trabalho já vem resultando numa notável redução do crime e no aumento da expectativa de vida”, declarou o arquiteto Bob Berkebile. A ONG Make It Right nasceu com o objetivo de prover alternativas de moradia sustentável à população atingida pelo furacão Katrina.

Últimas de _legado_Notícia