Por bferreira

Rio - Já é possível reciclar detritos e até denunciar lixões clandestinos com apenas alguns cliques. O buscador Rota da Reciclagem, da Tetra Pak em plataforma do Google Maps, tem mais de cinco mil pontos de coleta seletiva cadastrados, em todo o Brasil. A ferramenta ajuda consumidores a encontrar o local mais próximo para o envio de embalagens longa-vida e outros materiais recicláveis: basta digitar o endereço em que o consumidor está.

Buscador Rota da Reciclagem, da Tetra Pak em plataforma do Google Maps, tem mais de cinco mil pontos de coleta seletiva cadastradosiStockphoto

Em seis anos, já houve mais de 880 mil consultas. “Disponibilizando locais da coleta seletiva, aumenta-se o volume de material enviado à reciclagem”, afirma Fernando von Zuben, diretor de Meio Ambiente da empresa de embalagens 100% recicláveis, que podem ser transformadas em caixas de papelão, canetas, vassouras, telhas e placas para construção civil, entre outros materiais. Atualmente, 35 empresas brasileiras reciclam as embalagens da Tetra Pak, gerando empregos e renda.

Já a WiseWaste, empresa nacional de logística reversa, desenvolveu o aplicativo Lixarada, que permite denunciar lixões clandestinos. O usuário pode tirar fotos do local e encaminhar a denúncia de forma anônima, ou não. A WiseWaste manda as reclamações para prefeituras. “O aplicativo consegue envolver a população e o poder público”, afirma o CEO da WiseWaste, Guilherme Brammer. O Lixarada está disponível para sistema IOS e será lançado para Android este ano.

Você pode gostar