Agricultura familiar em foco

A atividade será um dos principais focos do Green Rio 2014

Por O Dia

Rio - Poucos brasileiros sabem, mas 70% dos alimentos em suas mesas são produzidos através da Agricultura Familiar, que representa 77% dos empregos no setor agrícola no país. A atividade será um dos principais focos do Green Rio 2014 — evento lançado em 2012, paralelamente à Rio+20. A edição deste ano será dias 7 e 8 de maio, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico.

Vem aí o Green Rio 2014 iStockphoto

Haverá exposições de fabricantes de alimentos, bebidas e cosméticos, entre outros, rodadas de negócios e ainda palestras e debates sobre o mercado de orgânicos e o desenvolvimento sustentável.

“Este é o ano da Agricultura Familiar. O Green Rio deseja divulgar a importância do setor na economia do país, promover os agricultores e contribuir para superar os desafios que a agricultura familiar do Brasil enfrenta. Estarão presentes agricultores familiares do Estado do Rio que trarão produtos como queijo, doces, mel, goiabada , conservas e cachaça”, diz Maria Beatriz Martins Costa, realizadora do Green Rio e diretora do Planeta Orgânico.

Na abertura, Nilton Pinho do Bem, diretor de Departamento da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, falará sobre a importância do trabalho das famílias no campo para o desenvolvimento brasileiro e ações implementadas para incentivá-lo. Entre elas, o Programa Mais Alimentos, linha de crédito do Pronaf para a modernização da propriedade rural familiar a juros subsidiados, incluindo a aquisição de equipamentos. Desde a implantação do programa, indústrias vêm apostando mais em máquinas de menor potência, em detrimento dos tratores superpotentes, para atender a demanda das famílias rurais, estimulada pelo juro baixo e prazo longo de pagamento.

MAIS ATRAÇÕES DO GREEN RIO

NÃO AO DESPERDÍCIO

O evento, em parceria com o Planeta Orgânico e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), vai ser palco da campanha internacional ‘Pensar - Comer - Preservar’, de combate ao desperdício de alimentos. Será lançada cartilha do Sebrae RJ e Planeta Orgânico , com apoio do Senac RJ. A partir da publicação, foi realizado projeto piloto em 10 restaurantes do Rio, monitorando o desperdício. Segundo a FAO, um terço da comida produzida no mundo por ano (1,3 bilhão de toneladas) vai para o lixo.

COSMÉTICOS VERDES

Seminário e rodadas de negócios vão abordar o Projeto Estruturante Cosméticos de Base Florestal da Amazônia. A iniciativa, do Sebrae, estuda cadeias produtivas da região para desenvolver metodologia de produção de insumos para cosméticos, por meio de instalação de bases de processamento de óleos e manteigas vegetais nos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins.

Últimas de _legado_Notícia