Conta Social: Para aprender a se divertir

Domingo na Lagoa de Marapendi, na Barra, Zona Oeste

Por O Dia

Rio - Domingo é dia de passear e também de aprender. O projeto Expedição Barra apresenta à garotada o ecossistema da Lagoa de Marapendi, para despertar a consciência ambiental.

A Ecobalsas – empresa especializada em transporte lacustre – realiza os tours ecológicos, com roteiros elaborados em parceria com biólogos e educadores.

Além dos passeios regulares, todo domingo, e de excursões com alunos de escolas particulares, a Expedição Barra também atende a estudantes da rede municipal de ensino do Rio. Numa parceria com o Clube Marapendi, a empresa oferece o passeio para este público toda segunda-feira, gratuitamente. Cerca de 3,6 mil crianças já participaram.

Projeto faz de brincadeiras um aprendizado na Lagoa de MarapendiDivulgação

Segundo o diretor da Ecobalsas, Georges Bittencourt, os passeios têm contribuído para a conscientização sobre os problemas que atingem a Lagoa.

“O resultado tem sido muito positivo e gratificante. As crianças se mostram bastante interessadas em aprender mais sobre esse conjunto natural tão rico, porém pouco conhecido.”

A Ecobalsas também já promoveu expedições fotográficas e com contadores de histórias, e passeios para contemplação do pôr do sol e da lua cheia, entre outras ações para tornar os roteiros mais interessantes.

Orquestras sociais brilham no exterior

O futuro soa como música aos ouvidos de jovens brasileiros atendidos por projetos sociais. Um deles é a Orquestra Criança Cidadã, da Associação Beneficente Criança Cidadã, que atende a 170 jovens de 4 a 21 anos, em Recife (PE).

Grupo de 44 jovens entre 11 e 21 anos já foi à Europa e se apresentou até para o Papa Francisco, dia 31, na Itália. Alunos já foram estudar música na Polônia e na Áustria, entre outros locais.

Orquestra Criança Cidadã%2C de Recife%2C já tocou até para o Papa Divulgação

No próximo dia 28, 40 jovens de 12 a 21 anos de outro projeto, o Música & Orquestra Instituto GPA, se apresentam na famosa sala de espetáculos Carnegie Hall, de Nova Iorque (EUA), com regência do maestro Daniel Misiuk.

Em 15 anos, o GPA já beneficiou mais de 13 mil jovens. Dois ex-alunos tornaram-se integrantes do corpo de músicos do Carnegie Hall.

Últimas de _legado_Notícia