Por O Dia

Os interessados em concorrer a uma das vagas para o vestibular para graduação tecnológica da Faculdade SENAI Rio têm até o dia 30 de maio para efetuar sua inscrição. São 40 vagas para formação em Tecnólogo em Processos Metalúrgicos e 19 vagas para Tecnólogo em Automação Industrial. Cada um dos cursos tem duração de 3 anos.

Para se inscrever, os interessados devem ter concluído o ensino médio. Os candidatos se submeterão a prova objetiva com questões de Português, Matemática e Física e realizarão uma redação. Os aprovados no vestibular terão aulas ministradas, de acordo com curso, nos campi da Tijuca, de Benfica e do Maracanã. Outras informações sobre o vestibular, valores e edital podem ser obtidas através do 0800 0231 231 ou pela internet: www.faculdadesenairio.edu.br .

O vestibular da Faculdade SENAI Rio oferece 40 vagas para o curso de Graduação Tecnológica em Processos Metalúrgicos.Arquivo Sistema FIRJAN

Os cursos de graduação tecnológica têm como objetivo formar profissionais aptos a desenvolver atividades de um determinado eixo tecnológico e com capacidade de utilizar e supervisionar tecnologias com a compreensão crítica, aliando o conhecimento às necessidades do mercado. Eles têm duração mais curta porque estão focados nos aspectos práticos da profissão. Com isso, proporcionam inserção mais rápida no mercado.

Os dois cursos oferecidos pela Faculdade SENAI Rio são voltados para quem quer buscar uma formação superior focada no mercado de trabalho, mais especializada, prática e rápida. A duração dos cursos é de três anos. O diploma de tecnólogo é reconhecido pelo MEC e possibilita ao aluno fazer pós-graduação, mestrado e doutorado, e ainda participar de concursos públicos.

Nos últimos anos, tem se verificado um crescimento no interesse pela formação de tecnólogo. De acordo com os resultados do Censo da Educação Superior 2012, últimos divulgados pelo Ministério de Educação, verificou-se a expansão do número de matrículas nos cursos de graduação tecnológica. Entre 2011 e 2012 houve um crescimento de 8,5%. Até 2012, esses cursos já representavam 13,5% das matrículas no ensino superior.

OS CURSOS

Tecnólogo em Processos Metalúrgicos - é capaz de compreender os fenômenos envolvidos em processos de siderurgia, fundição, moldagem de ligas metálicas, tratamento térmico e superficial e soldagem. Sua formação permite planejar, operacionalizar, supervisionar processos metalúrgicos e avaliar atividades de inspeção de produtos, equipamentos e materiais. Pode atuar em segmentos industriais como metalurgia, petroquímica, metalmecânica e automobilística.

Tecnólogo em Automação Industrial - pode trabalhar na automatização e manutenção de processos contínuos e integrados de produção, utilizando tecnologias eletroeletrônicas, mecânicas, de informática, tais como controladores programáveis, robôs, dispositivos hidráulicos e pneumáticos, softwares de integração, comunicação de dados (redes) e técnicas de organização da produção.

O coordenador de graduação tecnológica em Automação Industrial, Marcelo Duarte, chama a atenção para o crescimento do interesse das empresas pela contratação de tecnólogos. Segundo pesquisa realizada em julho de 2013 pelo Sistema FIRJAN, 94,7% das indústrias que possuem tecnólogos em seu quadro de funcionários, demonstram satisfação em relação a esses profissionais.

“A cada dia, esses profissionais têm sido mais procurados, tendo em vista o seu perfil e sua capacidade de entrar no mercado de trabalho de forma rápida e prática. Além disso, as empresas precisam, cada vez mais, de respostas rápidas e de profissionais capazes de se integrarem rapidamente aos seus processos automatizados”, justifica.

Marcelo Duarte ressalta que os cursos oferecidos pela Faculdade SENAI Rio, despertam o interesse de alunos de todas as faixas etárias e experiência profissional.

Pesquisa realizada em 2013 pelo Sistema FIRJAN aponta um índice de 94%2C7% de satisfação das indústrias que possuem tecnólogos em seu quadro de funcionários. Arquivo Sistema FIRJAN

“Considerando a procura em janeiro deste ano, quando realizamos o vestibular para o primeiro semestre, observamos que há uma grande heterogeneidade no perfil dos que procuram pelos nossos cursos. Há o interesse de alunos de todas as idades, dos 18 aos 60 anos, com formação, inclusive, em outras áreas. Isso ocorre entre profissionais que já estão trabalhando, mas que buscam se atualizar em relação ao mercado de trabalho, assim como aqueles que estão iniciando no mercado, e que procuram um novo emprego com nível de 3º grau, obtido de forma mais rápida e prática”, explicou.

O aquecimento do mercado, tanto para os tecnólogos em processos metalúrgicos, quanto para os tecnólogos em automação industrial é motivo de comemoração para Marcelo.

“O mercado encontra-se, cada vez mais, receptivo a esses profissionais, tendo em vista os seus conhecimentos práticos e mais profundos do que o dos técnicos e sua formação mais rápida e mais focada no mercado de trabalho do que a formação do bacharel. Pode trabalhar em segmentos industriais como metalurgia, petroquímico, metalmecânico e automobilístico. Há diversos tecnólogos trabalhando em diversas empresas do setor industrial pesado, além de trabalharem em locais onde são necessários controles de processos em geral”, avalia.

Para o diretor da Faculdade SENAI Rio, Mauro Pina, a credibilidade de mais de 70 anos do SENAI, formando profissionais qualificados para a indústria, é uma das razões pela procura pelo vestibular da instituição.

“Oferecemos aos alunos uma visão ampla do mercado de trabalho e do panorama econômico da indústria e do segmento em que atuarão. Além disso, os alunos contam com laboratórios e oficinas de última geração, que reproduzem o ambiente real da indústria”, destaca o diretor.

TERÇAS SEM DÚVIDAS DO SENAI

Depois de esclarecer, no dia 20 de maio, as principais dúvidas em relação à profissão de Tecnólogo em Processos Metalúrgicos, o SENAI promove no dia 27 de maio, às 19 horas, mais uma edição do evento Terças Sem Dúvidas, desta vez, voltado para quem deseja conhecer ou saber um pouco mais sobre o profissional formado em graduação tecnológica em Automação Industrial.

Após abertura do evento, pelo diretor da Faculdade SENAI Rio, Mauro Pina, o chefe Executivo de Tecnologia do Centro de Operações Rio, Alexandre Cardeman, apresenta a palestra “Centro de Operações Rio, gerenciamento de crise e otimização de processos.”, detalhando o funcionamento da ferramenta de gestão de processos, conhecida como "Geoportal”.

Em seguida, a supervisora técnica do curso de Automação Industrial do Centro de Tecnologia SENAI de Automação e Simulação, Leila Monteiro Reges, apresenta a palestra “Composição do Curso de Automação Industrial”.

O evento é gratuito e acontece no SENAI Tijuca, na Rua Mariz e Barros, 678, salas A/B, 2º andar, Bloco I. A inscrição deve ser feita no site: www.cursosenairio.com.br/semduvidas

Últimas de _legado_Notícia