Por O Dia

No ranking mundial%2C o Brasil ocupa a sétima colocação%2C com 495 shopping centersMurillo Constantino

A próxima edição da ABF Franchising Expo, feira de franquias que começa no dia 4 de junho, em São Paulo, terá a presença mais forte das redes de shopping centers, que querem ver de perto quem são seus potenciais clientes e quais são as novas marcas que estão chegando ao mercado brasileiro. Este ano, 44 se apresentam ao mercado. Os centros de compras são os mais procurados pelas redes franqueadoras em seus planos de expansão . Em 2013, mais de duas mil unidades franqueadas foram abertas em shoppings no país, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). “Os setores de franquias e de shopping centers crescem juntos. A ABF tem divulgado constantemente, por meio de diversas parcerias, todo o potencial de negócios nestes locais, incentivando as redes a aproveitarem as novidades e oportunidades que os centros de compras oferecem”, diz Cristina Franco, presidente da ABF.

No ranking mundial, o Brasil ocupa a sétima colocação, com 495 shopping centers. A região Sudeste é a que tem mais empreendimentos (274), seguida pelo Sul (87) e Nordeste (68). Em 2013, o faturamento do setor de foi de R$ 129 bilhões no país. E cidades do interior estão cada vez mais na mira de empreendimentos desse tipo.

Depois de São Paulo, será a vez do Rio de Janeiro, em setembro, receber o evento. Que também passa a se chamar Expo Franchising 2014, com o objetivo de solidificar a abrangência nacional da feira, organizada pela Fagga Eventos no estado, e que vem recebendo um número maior de expositores nacionais e internacionais.

SOLUÇÕES & OPORTUNIDADES

? Amanhã, o escritório regional do Sebrae-SP, na Zona Norte paulistana, lança o projeto “Meu Negócio é Carro - Gestão Sobre Rodas”, voltado para micro e pequenas oficinas mecânicas e funilarias. Somente na capital, são aproximadamente 10 mil oficinas mecânicas. O objetivo é capacitar as empresas por meio de cursos, palestras e consultorias, para que os empreendedores melhorem a gestão dos negócios e aumentem a competitividade. O projeto vai rodar os escritórios do Sebrae de todo o estado.

? O banco HSBC ampliou o valor do financiamento de novas franquias, para algumas redes parceiras, para R$ 300 mil e aumentou o prazo de pagamento de 42 para 48 meses. Entre os mais de 100 parceiros do banco, se juntaram recentemente Casa do Pão de Queijo, CNA, Dry Clean e Scala.

? A Vazoli Franchising acaba de lançar sua Universidade Corporativa, que oferece seis cursos, entre eles os de Novos Executivos de Franquias, Gestão de Franquias e Gestão de Equipes.
Os cursos gratuitos são online, por meio da ferramenta E-learning, salas de áudio e conferências.

Montana acelera plano de expansão

A rede Montana Express, de culinária rápida, vai aproveitar a participação na ABF Franchising Expo 2014 para acelerar os planos de expansão da marca. Há 17 anos no mercado, o objetivo é chegar a capitais onde ainda não tem lojas, como Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador, além de cidades das regiões Sul e Nordeste.

Malwee mostra família de franquias

O Grupo Malwee, de vestuário, faz sua estreia na feira de franquias da ABF com suas cinco redes de lojas monomarcas: Malwee, Malwee para Brasileirinhos, Carinhoso, Puket e Scene, sendo esta última participante como pré-franqueadora. Em 2014, o foco da rede é a abertura 
de lojas em shoppings pelo país.

Cervejas especiais em pequenos formatos

O Mr. Beer Cervejas Especiais embarca no segmento de microfranquias com o lançamento de quiosques de quatro metros quadrados e investimento inicial de R$ 65 mil. O objetivo é aumentar a presença em shoppings e em galerias comerciais.

Últimas de _legado_Notícia