Por parroyo

Os comerciantes paulistanos esperam queda de 6% nas vendas no Dia das Mães em relação ao ano passado. A previsão é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a partir de sondagem realizada dias 5 e 6 de maio com 115 empresários da cidade de São Paulo. O pessimismo é ainda maior do que o verificado em 2013, quando a perspectiva dos entrevistados era de queda de 4,1% em relação a 2012.

A sondagem mostrou ainda 38% dos comerciantes pretende realizar algum tipo de promoção. Entre eles, seis em cada dez devem vender os produtos com descontos especiais. A realização de sorteios e a distribuição de brindes serão maneiras utilizadas por 24% desses empresários e "ofertas relâmpago", por 13%. Vendas parceladas sem juros devem ser utilizadas como estratégia por somente 3% deles.

Do total de entrevistados, apenas 19% farão ações publicitárias específicas para o Dia das Mães. Ano passado, a fatia de empresários interessados em investir em anúncios era de 31%.

Em relação aos meios de pagamento, os comerciantes da cidade de São Paulo acreditam que 64% dos consumidores deverá pagar as compras de presentes com cartões de crédito. Já 34% devem pagar à vista, em dinheiro, em cheque e em cartão de débito.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, esse cenário é reflexo da queda de confiança de empresários sobre a economia brasileira, constatada em estudos recentes divulgados pela Entidade. Também evidencia que a inflação em níveis elevados e o baixo crescimento econômico começam a assustar os consumidores.

A sondagem realizada pela FecomercioSP é um levantamento estatístico realizado com um universo restrito de empresas. O objetivo é ganhar agilidade para monitorar uma situação atual e apontar tendências. Os levantamentos produzem sinalizações econômicas poucos dias após a coleta de dados e, por isso, são utilizadas no mundo inteiro como indicadores de atividade de mercado. A coleta foi feita em apenas setores que estão relacionados à data.

Você pode gostar