Por monica.lima
A variedade agiorgitiko é econtrada no rótulo Amethystos Rouge%2C bom para acompanhar carnes vermelhas grelhadas. Já a assyrtiko está no Amethystos BlancDivulgação

No Dia dos Namorados vale pedir uma forcinha para Afrodite, a deusa do amor. Mas se ela não ajudar, Dionísio, o deus do vinho grego, pode resolver com os vinhos da vinícola Domaine Costa Lazaridi, fundada em 1992, em Adriani, Drama, na Grécia. 

Apesar da pouca idade, a vinícola apresenta boa qualidade, explorando variedades da região pouco conhecidas no Brasil como a agiorgitiko e a assyrtiko. A primeira pode ser encontrada no Amethystos Rouge, combinada com cabernet sauvignon e merlot. Envelhecido por 12 meses em barris de carvalho, ele apresenta paladar encorpado, com aromas de ameixas e tons violeta. É ideal para acompanhar carnes vermelhas grelhadas. Já a segunda está presente no Amethystos Blanc, reunida a uvas francesas sauvignon blanc e à sémillon. Esse branco tem aromas de pêssego, frutas tropicais e notas de abacaxi. A coloração é verde-amarelada e deixa um sabor refrescante com suave acidez. O ideal é servi-lo a 10°C e harmonizá-lo com entradas leves, frutos do mar e carnes brancas.

E se o sabor não conquistar, vale dar um charme a mais com o rótulo. Os Amethystos foram batizados assim por causa da lenda grega de que aquele que possuir uma pedra ametista poderá beber vinho sem o perigo de ficar alcoolizado.

OUTROS COPOS

Jantar a dois

O restaurante Hannover, em São Paulo, comemora o Dia dos Namorados com um menu de fondues acompanhadas de vinhos branco, tinto ou rosé. O menu exclusivo contempla entrada com cesta de pães, patês variados e fondues salgadas, com opções de queijo, filé mignon, alcatra, peito de frango e linguicinhas defumadas suíças. Como sobremesa, o Hannover oferece as fondues doces, com frutas frescas, marshmallows, suspiros misturados com os sabores chocolate ao leite, doce de leite, chocolate meio amargo ou com sorvete.

Amor no terraço

Um encontro romântico com cerveja gelada pode ser feito no bar exclusivo da Stella Artois que a Cavist montou no terraço do Village Mall, na Barra. Além da bebida poderão ser degustados petiscos como mix de salames ibéricos e trio de queijos.

Moda e champanhe

Aproveite para brindar o dia dos namorados com estilo e sofisticação. A maison Veuve Clicquot uniu duas paixões francesas: a moda e o champanhe. A coleção Rosé Couture traz uma garrafa de Veuve Clicquot Rosé vestida com uma embalagem térmica que se abre como as pregas de um vestido e mantém a bebida na temperatura ideal para o transporte por até duas horas.

Paixão por Paris

Se você não vai a Paris no Dia dos Namorados, a Cidade Luz vai até você. Até o dia 12, São Paulo vai ser um pedaço da França com o Apéritif à la Francaise. O evento contará com promoções em lojas de vinhos, degustação de queijos e drinques num circuito de bares e restaurantes. A programação completa pode ser conferida em www.aperitifalafrancaise.com.br.

Garimpo de uvas

O sommelier Dionisio Chaves garimpou novos rótulos como o malbec argentino Rutini Cabernet, o branco português Casa Amarela e o barolo italiano Terre Chiare e vai exibi-los para degustação e venda a partir de amanhã até domingo em sua Bottega del Vino, das 12h às 18h.

Amor pelo café

Depois de um jantar romântico, nada como um bom café. A Nespresso acaba de reeditar o seu Fortíssio Lungo. Ele tem notas de madeira, especiarias, frutas e cacau em pó, formando um blend aveludado e licoroso. Ele pode ser saboreado também na nova loja da Nespresso no Shopping Leblon, que terá o drinque Mineirinho, feito com o Fortíssio, como parte da campanha Nespresso com corpo e alma brasileiros, para a qual os baristas criaram drinques inspirados no Brasil.


Você pode gostar