Unidade foi instalada em Duque de Caxias ao lado do Hospital Infantil Ismélia da Silveira, que está recebendo melhorias

Por O Dia

O atendimento na área de saúde com o foco nas crianças também é uma preocupação da prefeitura de Duque de Caxias, que trouxe este ano para o município a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) infantil do país, instalada ao lado do Hospital Infantil Ismélia da Silveira, que está recebendo melhorias. Somente em 2014, até setembro, as duas unidades que passaram a compor o complexo pediátrico de Duque de Caxias já realizaram 113 mil atendimentos.

Inaugurada em fevereiro, a UPA Infantil Walter Garcia atende cerca de 700 pacientes por mês, sendo que 40% são crianças oriundas de vários municípios da Baixada Fluminense e de bairros que fazem divisa com Duque de Caxias. Segundo o prefeito Alexandre Cardoso, a unidade funciona como porta de entrada de atendimento para crianças.

“Dependendo da gravidade do caso elas são encaminhadas para o HospitalInfantil Ismélia da Silveira, que será totalmente reformado e receberá o que existe de mais moderno em equipamentos. Estamos cuidando da saúde do futuro. E o futuro são as crianças”, diz o prefeito.

A UPA Infantil atende pacientes de zero a 13 anos e possui cinco leitos de cuidados intensivos, seis de repouso de lactantes, 12 de repouso pré-escolar e escolar, quatro de repouso de adolescentes e dois de isolamento, alémde consultórios de atendimento médico e classificação de risco, salas de hidratação, nebulização e estabilização, urgência em odontologia, ortopedia, serviço social, nutrição e exames.

Renovação: Atendimento 100%

Com a construção da UPA Infantil, a prefeitura conseguiu dar início à reforma da estrutura e climatização do Hospital Infantil Ismélia da Silveira. Após as obras de recuperação do centro cirúrgico, da sala amarela (para pacientes em estado grave), da sala de esterilização, das enfermarias, da sala de espera e da cozinha, a unidade voltará a atender com 100% da capacidade, oferecendo 70 leitos e funcionando apenas como hospital de internação.

Inaugurada em fevereiro deste ano, a unidade realiza atendimento para pacientes de zero a 13 anos de idade. Sala com decoração especial torna o ambiente mais humanizado.


Últimas de _legado_Notícia