Conta Social: Ciência 'maluca' para a criançada

Esquetes teatrais interativas, para crianças de 6 a 12 anos, mostram temas do dia a dia: transporte, energia, lixo, hábitos saudáveis e água

Por O Dia

Rio - ‘Cientistas malucos’, e muito divertidos, estão percorrendo comunidades pacificadas do Rio e escolas da rede pública municipal, deste mês até outubro, com o projeto Circuito Cultural da Cidadania. Esquetes teatrais interativas, para crianças de 6 a 12 anos, mostram temas do dia a dia: transporte, energia, lixo, hábitos saudáveis e água.

A consciência ambiental e a preservação de recursos naturais são os principais objetivos a serem alcançados pela autora da iniciativa, a agência cultural Kommitment Produções, em parceria com a Mad Science Brasil. Entre as ‘experiências’ que encantam as crianças estão o ‘Gerador de Vórtex’ — rosquinhas de fumaça que explicam como agem os furacões e o impacto da poluição no meio ambiente; o ‘Vulcão de Óleo’, que mostra os efeitos do derramamento nos mares; e o ‘Chuveiro Mad Science’, um grande banho, politicamente correto, com pouca água, sabão e um detergente especial — o gelo seco.

aaaaaaaDivulgação

Márcia Ximenez e Fernando Ramos, da Kommitment, veem como premissa fundamental a absorção das ideias pelo público infantil que, entendendo a mensagem, a replicará aos amigos e parentes, gerando uma cadeia de conscientização. A previsão é de atingir 10 mil pessoas. “O entretenimento educacional, técnica da Mad Science, é uma forma eficaz de demonstrar a importância de um relacionamento harmonioso com o meio ambiente”, diz Ramos. “Sair do modelo tradicional e informar de maneira lúdica é o que faz o sucesso do projeto”, explica Dany Artel, diretor da Mad Science Brasil. O Circuito Cultural da Cidadania foi beneficiado pela Lei do ISS da Prefeitura do Rio e tem como incentivadores Grupo Libra, Grupo Estácio e Metrô Rio.

Últimas de _legado_Notícia