Por O Dia

O ano de 2014 marcou a formalização de microempreendedores individuais (MEI) no país. São mais de quatro milhões de pessoas que abriram suas empresas. Das 206 mil empresas abertas na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) no ano passado, 79,4% estão classificadas como MEI. Dentre as atividades que mais se destacaram na abertura de empresas por esse regime de atividade estão o comércio e o setor de vestuário, com 20.250 microempreendedores individuais; cabeleireiros, com 12.604 registros de MEI e obras de alvenaria, com 6.540 profissionais formalizados em 2014. Luiz Velloso, que assumiu este mês a presidência da Jucerja, afirma que o trabalho da entidade é continuar estimulando a formalização destes profissionais.

“Nossa meta é seguir este ano inserindo mais municípios do estado no Registro Mercantil Integrado, o Regin, sistema da Jucerja que visa a simplificar o registro e a legalização de empresas de forma integrada nas três esferas de governo. Hoje, dos 92 municípios do estado, 61 estão ligados ao Regin. O que queremos é ultrapassar os 90% de cidades interligadas. O sistema facilita a abertura de empresas de todos os portes”, explica Velloso.

Segundo ele, ao registrar uma empresa na Jucerja, o empreendedor leva até dez dias para que o processo seja finalizado. O desafio agora é reduzir esse tempo para um prazo de até sete dias. Em alguns casos, diz Velloso, há municípios que conseguem abrir empresas em até cinco dias, caso das cidades de Três Rios e Barra do Piraí, na região sul fluminense.

Mais nove unidades do Mapa da Mina

Com seis unidades no Rio de Janeiro, a rede de semijoias Mapa da Mina vai abrir mais nove unidades até o final de 2015 no estado. Em cinco anos, quer estar nas principais praças brasileiras com 60 filiais da marca. Com fabricação própria, a rede tem uma capacidade de produção de cerca de 200 mil peças por mês.

Mr. Cheney investe em fábrica em SP

Com o aumento das vendas e a abertura de mais unidades franqueadas no ano passado, a rede de lojas especializadas em cookies, panquecas e brownies Mr. Cheney abriu uma fábrica em São Paulo, com capacidade de expansão de produção para atender 400 lojas. Com 30 filiais , a Mr. Cheney planeja chegar a 300 franquias em cinco anos.

A carioca My Fitbox chega a Vitória

Com foco na alimentação de atletas, lutadores e fisiculturistas, a FitBox, empresa de refeições congeladas com sede e produção no Rio chega a 30 unidades franqueadas com a primeira em Vitória (ES). Até então, todas estavam concentradas no estado do Rio. A venda dos produtos é feita em academias e lojas especializadas.

Soluções & oportunidades

Os donos de pequenos negócios, aqueles que faturam até R$ 3,6 milhões por ano, contam com mais uma ajuda na hora de decidir entre o regime de tributação que irá acompanhá-los em 2015. O Sebrae criou uma calculadora que simula os impostos que as micro e pequenas empresas terão que pagar mensalmente. A ferramenta permite que o empresário descubra se é melhor optar pelo Supersimples ou pelo Lucro Presumido. A calculadora está disponível no portal do Sebrae

O Cartier Women’s Initiative Awards, que premia iniciativas lideradas por mulheres no mundo todo, está com inscrições abertas para a edição 2015 até o dia 27 de fevereiro. O prêmio contempla projetos socialmente responsáveis dos cinco continentes liderados por mulheres empreendedoras

Estão abertas as inscrições para as novas turmas do curso de pós-graduação em Gestão com Ênfase em Franquias da ESPM-RJ em parceria com a Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF Rio). Outras informações em www.espm.br.

Últimas de _legado_Notícia