Anúncio foi feito neste domingo pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras

Por O Dia

Atenas - O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou neste domingo que o Banco da Grécia recomendou o fechamento de bancos e a imposição de um limite aos saques. As declarações de Tsipras foram feitas em mensagem transmitida pela televisão após um Conselho de Ministros de emergência, no qual evitou dar detalhes sobre as medidas e o momento de sua entrada em vigor. 

Alexis Tsipras%2C primeiro-ministro grego%2C fez pronunciamento neste domingoReuters


"A recusa da prorrogação causa medidas de restrições bancárias nos saques", argumentou Tsipras. Segundo fontes bancárias citadas pela imprensa local, os bancos permanecerão fechados durante uma semana a partir desta segunda-feira e a Bolsa de Atenas também não abrirá amanhã. De acordo com as fontes, o limite de saques nos primeiros dias do controle de capital estaria em torno de cem euros. O primeiro-ministro afirmou que as contas dos gregos não correm risco e que o pagamento de salários e pensões estão garantidos.

Tsipras também anunciou que solicitou novamente ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e aos líderes da zona do euro uma prorrogação do resgate em alguns dias, pedido rejeitado pelo Eurogrupo no sábado.

"São eles que podem derrubar a decisão do Eurogrupo e permitir que o Banco Central Europeu siga apoiando os bancos gregos", disse Tsipras, que culpou o Eurogrupo de ter feito com que a entidade monetária europeia não elevasse hoje o limite de créditos que podem ser pedidos como empréstimo pelos bancos gregos. O Banco Central Europeu (BCE) decidiu não elevar a quantia máxima de empréstimos que podem ser pedidos às entidades financeiras, atualmente 90 bilhões de euros, montante praticamente já alcançado, segundo a imprensa. Tsipras afirmou que essa decisão obedece à resolução do Eurogrupo do sábado de não conceder à Grécia uma breve prorrogação do resgate, uma medida destinada a "chantagear o povo", segundo o primeiro-ministro.

Últimas de _legado_Notícia