Por O Dia

A ABF Franchising Expo chega à sua 24ª edição em São Paulo — que começa nesta quarta-feira e vai até o dia 27 — com a previsão de movimentar R$ 550 milhões em negócios e receber 62 mil visitantes. Serão 480 marcas expositoras do Brasil e de outros países.

Para Cristina Franco, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), esta será a edição do “plano B”, em que uma parcela dos visitantes vai para conhecer oportunidades de negócios para investir recursos disponíveis que seriam usados em outros ativos.

ABF Franchising Expo tem previsão de movimentar R%24 550 milhões em negóciosCacau Fernandes

“Mesmo diante de um cenário macroeconômico desafiador e complexo, o evento mantém perspectivas positivas. E em momentos de crise, profissionais de média gerência passam a ver o franchising como uma oportunidade de negócio e pensam de fato na franquia como um plano alternativo, diante de um quadro de incertezas no emprego ou em que estão prestes a aderirem a planos de demissão voluntária. Mas esse profissional é melhor preparado e faz buscas mais criteriosas. As marcas vencedoras do franchising estão desenvolvendo modelos para atender a todos os perfis de franqueados. E vamos ter nesta edição do evento muitas apresentando formatos mais compactos. Ou seja, em ambos os lados, a busca é por boas oportunidades”, diz Cristina.

No primeiro trimestre de 2015, o mercado de franquias cresceu 9,2% em faturamento, chegando a R$ 31,3 bilhões, e 9,4% em número de unidades franqueadas (128.809). A expectativa para o ano é de um crescimento de 8%.

SOLUÇÕES & OPORTUNIDADES

? A Imaginarium está lançando seu novo modelo de negócios em franquias, chamado de Fit. A meta é chegar com o Fit em cidades com população inferior a 200 mil habitantes. De acordo com Uggo Angioletti, gerente nacional de Expansão e Relacionamento da Imaginarium, a empresa espera conseguir com o novo formato o mesmo sucesso obtido com o modelo Compact, lançado em 2012 e voltada para as segundas e terceiras maiores cidades de um estado. “O projeto foi finalizado no final de 2014 e esse ano já abrimos cinco lojas. A meta é chegar a 15 ou 20 até o final de 2015. O mercado vem apresentando sinais de retração e precisamos pensar em um modelo de negócios para chegar a cidades onde a loja master, que é a tradicional para capitais, e a Compact não tinham espaço”, diz Angioletti.

O formato Fit será direcionado para lojas de rua, seguindo o estilo do comércio em cidade do interior, diz o executivo. A marca tem hoje 180 operações, sendo 169 lojas, 11 quiosques e 650 pontos multimarcas em todo o Brasil.

Em 2015, a Imaginarium prevê a abertura mais 40 lojas franqueadas e faturar R$ 225 milhões.

Vó Alzira acerta a receita com 84 lojas

Foi com uma receita de bolo caseiro que Dona Alzira Ramos deu os primeiros passos para a criação da Fábrica de Bolo da Vó Alzira, que já se chamou Fábrica de Bolo e teve a primeira loja na Rua da Relação, no Centro do Rio. Hoje, são 84 lojas, 144 mil bolos produzidos por mês e a meta de chegar a 300 filiais até 2016.

Do hambúrguer ao cachorro-quente

A rede Zacks, com dez restaurantes no Rio, Brasília e Fortaleza e que até então tinha como carro-chefe os hambúrgueres, lançou uma nova marca, a Zacks Hot Dogs & Shakes, com quiosques de nove metros quadrados e foco nas estações de metrô, universidades e corredores de centros comerciais.

Drink Truck é aposta da Santo Bier

A rede de Drink Truck Santo Bier, um dos modelos de franquia da Santo Bier, de Ribeirão Preto (SP), quer ir além do Sul e Sudeste e busca masterfranqueados nas demais regiões. Além do truck, tem franquias de quiosques e carrinhos de chope. Ela planeja 5 mil unidades até 2018.

Últimas de _legado_Notícia