Conta Social: Lona de obra do AquaRio será reaproveitada e vai virar brindes

De 400 metros e usada para obra do maior aquário da América do Sul, previsto para inaugurar este ano, será doada projeto social

Por O Dia

A lona de 400 metros%2C usada para a obra do maior aquário da América do Sul%2C previsto para ser inaugurado este ano%2C será doada para a TemQuemQueiraDivulgação

Rio - Uma oportunidade de levar para casa um pedaço da história da nova Região Portuária do Rio e, de quebra, ajudar um projeto social que já beneficia mais de 40 pessoas e ainda colaborar com o ambiente. A lona de 400 metros, usada para a obra do maior aquário da América do Sul, previsto para ser inaugurado este ano, será doada para a TemQuemQueira.

Maior receptora desse tipo de resíduo no estado, a ong vai tratar o material e transformá-lo em bolsas que relembrem o visitante da experiência no AquaRio. As peças serão vendidas na loja de souvenires do aquário gigante, que terá 28 tanques com oito mil animais de 350 espécies, entre peixes, arraias, tartarugas e até tubarões.

As três oficinas da TemQuemQueira trabalham com detentos em regime fechado ou beneficiados com a progressão de pena e motadores da comunidade pacificada do Morro do Turano, no Rio Comprido. Em média, produzem 3 mil peças por mês, retirando de circulação mais de 4mil metros quadrados de lonas. O trabalho foi reconhecido em 2009 pelo Prêmio Rio Sociocultural, que valoriza as melhores ideias em sustentabilidade do estado, e em 2011, com o Selo Benchmarking Socioambiental, reconhecido internacionalmente. Em 2014, recebeu da Unisuam o prêmio Cidadão Socialmente Responsável, na categoria ONG.

DESCARTE DE ÓLEO

Todos os dias, milhões de litros de óleo de cozinha são descartados pelo ralo. Um perigo para o encanamento – que pode entupir – e para o meio ambiente, já que esse despejo contamina os reservatórios e, consequentemente, a água que chega pelas torneiras. Mas em vez de ir para pias e bueiros, este óleo pode se transformar em sabão, tintas e até combustível. Para incentivar o descarte correto, o Bangu Shopping oferece a coleta de óleo para os seus clientes. Cada dois litros de óleo usado — entregues em garrafas PET no Espaço Cliente — valem um detergente de 500ml. Em um mês foram recolhidos 206 litros de óleo, trocados por 68 detergentes de 500ml. 

BOAS AÇÕES EM DIA

Vai até dia 29 de fevereiro o bazar solidário promovido no Aeroporto Internacional do Galeão com peças a partir de R$ 5. A renda vai para a confecção de fraldas geriátricas para idosos atendidos pela ONG Grupo da Solidariedade.

Pela quarta vez, a Supergasbras conquistou o Prêmio Socioambiental Chico Mendes na categoria ‘Gestão Socioambiental Responsável’. A companhia também manteve o Selo Verde. 

Com a proposta de apoiar causas sociais, o Shop4Help, um site de compras e comparação de preços, vai destinar 50% de sua comissão para o projeto escolhido pelo comprador.

Todos os dias%2C milhões de litros de óleo de cozinha são descartados pelo raloDivulgação


Últimas de _legado_Notícia