Bloco prega consciência ambiental nas ruas

Vagalume O Verde, do Jardim Botânico, ensina foliões a descartar seu lixo

Por O Dia

Rio - Nos blocos de rua, campeões em produção de lixo, as ações também são estimuladas para a defesa do meio ambiente. O bloco Vagalume O Verde arrasta foliões pelas ruas do Jardim Botânico pregando a consciência ambiental. No ano passado, o bloco instalou coletores de resíduos sólidos em todo o percurso do desfile. Foram coletados 473 quilos, segundo a cooperativa parceira que atuou na coleta, reciclagem e geração de renda. Neste ano, porém, a verba repassada pelo patrocinador impossibilitou o bloco de convidar novamente a mesma cooperativa.

“Nós acreditamos em um mundo de harmonia e respeito entre sociedade e natureza, consumo consciente, novas práticas e melhores condições de vida para o presente e para as novas gerações. Por isso assumimos o compromisso de sermos ponta de lança, vanguarda, na busca por um carnaval mais sustentável”, afirma o folião Hugo Camarate. Ele é presidente da organização sociocultural e ambiental que deu nome ao bloco e garante que o incentivo a um descarte correto dos próprios foliões não faltou.

O bloco iniciou recentemente um projeto em parceria com o galpão das Artes Urbanas Hélio Pellegrino e as organizações Sociais Ecomarapendi e As Charmosas. A iniciativa recebe visita das crianças da rede municipal de ensino para estimular a educação ambiental. Segundo Héctor Garcia, um dos fundadores do Vagalume O Verde, todos os destaques, inclusive as sacolas coletoras de lona, são feitos de materiais reutilizados com o trabalho dos profissionais do galpão.

Nesse ano, para comemorar a 12ª edição, eles farão um projeto de compensação ambiental com 125 mudas de árvores pau-brasil. Parte delas deverá ser plantada na Comunidade do Chacrinha, em Jacarepaguá, onde acontece o Projeto Miratus de Badminton. A escolha foi feita porque, em uma parceria com a Federação Mundial de Badminton, 25 crianças do projeto participaram do bloco. Os pequenos representaram o esporte em uma coreografia.

Últimas de _legado_Notícia