Conta Social: Plano para proteção a santuários marinhos do Rio

Boa notícia surge às vésperas do Dia Mundial da Água

Por O Dia

Rio - Uma boa notícia às vésperas do Dia Mundial da Água (22 de março). Verdadeiros santuários marinhos do Rio de Janeiro serão contemplados no recém-lançado Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos. O Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras, as Ilhas Maricás, a Baía da Ilha Grande e o oásis coralíneo de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio estão incluídos.

Pacto entre mais de cem pesquisadores, técnicos, lideranças comunitárias, pescadores e empresários, o PAN Corais prevê 146 ações no litoral brasileiro, do Maranhão a Santa Catarina, até 2021. A iniciativa é do Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras. No foco estão pesquisas para a conservação de um total de 63 espécies ameaçadas de extinção em 18 áreas prioritárias, além da adoção de medidas de proteção.

As ações vão desde o zoneamento ecológico e econômico do mar brasileiro até educação ambiental em escolas públicas. Estão previstas atividades para controle e monitoramento da pesca e do turismo e dos impactos de empreendimentos industriais, como transporte marítimo e de óleo e gás, por exemplo. As ações incluem o estudo do impacto das mudanças climáticas sobre a fauna marinha brasileira.

TORNEIRAS FECHADAS

O McDonald´s tem bons motivos para comemorar o Dia Mundial da Água. Com projetos de reúso, já conseguiu reduzir o consumo em 17% em seus restaurantes. Além de rever programas e processos internos, instalou arejadores nas torneiras, que diminuem a liberação de água para dois a três litros por minuto no máximo – contra os 22 litros em média de antes.

Em 2015, a marca utilizou as lâminas de bandeja para informar e dar dicas aos consumidores sobre a necessidade de economizar água. Para discutir novas soluções, reúne, nesta terça, especialistas e fornecedores no 5º Workshop Água, em São Paulo. São parceiros WWF, CDP, TNC, Fundação Espaço ECO e Instituto Akatu.

BOAS AÇÕES EM DIA

A Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ acaba de fechar parceria com o Ibama. No foco das ações, a proibição de importação ou exportação de animais ou plantas sem a devida licença e o tráfico de animais silvestres.

O Shopping Metropolitano Barra recebe doações de chocolates até dia 27 para o Grupo Assistencial Professor Eurípedes Barsanulpho, instituição de Jacarepaguá que ajuda jovens com deficiência mental ou física e mental.

O Grupo Petrópolis, segundo no ranking de cervejarias no país, pretende beneficiar até o fim do ano, 850 crianças das cidades de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto com seu Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental).

Nesses tempos difíceis, o Rio celebra amanhã o Dia Mundial da Paz Interior. A Sahaja Yoga fará meditação e música ao ar livre, a partir das 10h, no Cristo Redentor, no Parque Nacional da Tijuca. Paz que todos precisamos muito!

A coluna Conta Social é escrita pela jornalista Rosayne Macedo

Últimas de _legado_Notícia