Por thiago.antunes

Rio - Desde que o Brasil passou a estimular o uso da energia solar pela microgeração distribuída, começou uma verdadeira corrida para esta fonte mais sustentável e eficiente em residências. Niterói sai na frente e já registra aumento de 17 vezes no número de moradias com o sistema, que permite compartilhar o excedente gerado com a distribuidora de energia.

A cidade é a líder em produção solar entre as 66 cidades atendidas pela Ampla. Em 2014, apenas dois clientes geravam energia por meio dessa modalidade. Em março deste ano, o número pulou para 34. Para a concessionária, o avanço é por conta das novas medidas criadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a partir de março, que facilitam a adesão do consumidor à microgeração.

Niterói%3A na corrida por energia solarDivulgação

Estudos mostram que, além de permitir uma economia de até 90% na conta de luz, o uso da energia solar também gera empregos. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) estima que a energia solar fotovoltaica deve gerar entre 25 mil e 60 mil novos postos de trabalho no país nos próximos quatro anos. Isso inclui projetos de micro e minigeração distribuída em edifícios residenciais, comerciais, industriais, públicos e rurais. 

Doação de cabelos é rastreada 

Imagine doar suas madeixas para uma causa nobre e ainda rastrear a chegada delas até seu destino? Pois é isso que a campanha #fortalizese, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Exímia, garante a quem aderir à ação. Uma plataforma online gera um código que permite ao doador acompanhar o trajeto do cabelo até chegar à ONG Laço Rosa, de apoio a vítimas do câncer de mama.

Criada pela agência Camisa 10, a campanha é estrelada pela atriz Alexandra Richter, contracenando com Patrícia Gil, que está se tratando da doença. O Laboratório FQM também investe no projeto Força na Peruca, para a formação e capacitação de novos peruqueiros.

Boas ações em dia

A Escolinha de Vôlei de Praia Adriana Samuel, apoiada pela Brasilcap, faz um ano e já atende cerca de 100 alunos por mês na região olímpica de Deodoro.

A Escola Nacional de Seguros realiza terça-feira o Seminário sobre Riscos e Seguros Ambientais. Em pauta, riscos industriais, riscos de transportes rodoviários de produtos perigosos e garantias financeiras para áreas contaminadas.

O aplicativo Shop4Help lançou campanha para ajudar a Sociedade Amante da Instrução, que há 186 anos faz trabalho filantrópico no Rio. Hoje são 188 crianças atendidas.

Você pode gostar