Conta social: Velhos hábitos, uma nova consciência

Impulsionados pela crise, velhos hábitos voltam com força entre os consumidores

Por O Dia

Rio - Impulsionados pela crise, velhos hábitos voltam com força entre os consumidores. Como o consumo das garrafas de vidro retornáveis, tão populares em meados dos anos 1980 e início dos 1990, e que foram praticamente abolidas em nome das PETs e latinhas. 

De acordo com a Ambev, a procura por essas embalagens — de 20% a 30% mais baratas — cresceu 60% entre 2014 e 2015. Em 2014, apenas 4% do volume total de cervejas vendidas pela marca em supermercados eram em garrafas retornáveis. No ano passado, essa fatia mais que triplicou e ficou em 15%.

No primeiro semestre, o volume de vendas das garrafas retornáveis de 300 ml mais que dobrou nos supermercados. Nos bares, a empresa aposta nas garrafas retornáveis de 1 litro, apontada como opção mais econômica. Lavadas e higienizadas, as garrafas podem retornar ao mercado por até 20 vezes.

Na Fábrica Ambev Vidros Rio, construída em 2008, a cada 10 garrafas produzidas, seis usam vidro reciclado. Esse índice traz uma economia de 35% de energia e de 75 mil toneladas de material virgem por ano. A unidade hoje é referência mundial no reaproveitamento de resíduos. 

Bolsas solidária a vítimas de câncer

A rede de supermercados SuperPrix dará uma ‘mãozinha’ ao INCAvoluntário para arrecadar alimentos para vítimas de câncer e familiares que passam por necessidades financeiras. Somente neste ano, a iniciativa já forneceu alimentos para cerca de 800 famílias de pacientes.

Batizado de Bolsas Solidárias, o projeto prevê a venda de cestas de alimentos no portal do SuperPrix, que passará a entregar todo mês diretamente no INCAvoluntário. São quatro tipos de bolsas que variam de R$ 20 a R$ 100. Os interessados devem acessar o portal https://www.superprix.com.br e escolher a que achar mais adequada. A ação começa a valer a partir de hoje, Dia Nacional do Voluntariado.

Boas ações em dia

Desenhos de paratletas feitos por crianças ilustram as caixas de ovos da Granja Mantiqueira. A campanha ‘Ovos Solidários para Atletas e Paratletas’ ajuda o Instituto Mangueira do Futuro.

Petrópolis recebe no próximo sábado o ‘Visão legal’, que vai beneficiar 100 crianças e jovens entre 5 e 15 anos com problemas oculares. A ação é uma iniciativa da CMsatiloh, em parceria com o Instituto Ver e Viver (IVV), da multinacional francesa Essilor.

Estudantes da PUC, UFRJ, UFF e Uerj vão participar do Desafio de Design Odebrecht Braskem. As peças de plástico para mobiliário urbano vencedoras serão usadas na região do Porto Maravilha.

Últimas de _legado_Notícia