Conta Social: Latas gigantes 'invadem' shopping do Rio

Exposição traz ao Downtown 18 esculturas em forma de lata, customizadas por artistas nacionais. Ampla e Faculdade de Medicina de Petrópolis também têm ações para estimular a reciclagem

Por tabata.uchoa

Latas gigantes 'invadem' shopping do RioDivulgação

Rio - O Brasil é líder mundial em reciclagem de latas de alumínio, com índice de 98,4%, segundo dados de fabricantes. Para incentivar cada vez mais o reaproveitamento dessas embalagens, a exposição Reciclalata acaba de chegar ao Rio, depois de passar por São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. São 18 esculturas de lata gigantes, cada uma com 1,9 metro de altura e 1 metro de diâmetro, customizadas por artistas nacionais. Criada pela Ball Embalagens, a mostra itinerante fica até dia 15 de outubro no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, e marca os 25 anos da lata de alumínio no país.

Enquanto isso, na Região Serrana, estudantes da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) transformam lacres de latas de alumínio em cadeiras de rodas. São necessárias 140 garrafas PET de dois litros cheias de anéis de lata (90kg do alumínio) para a troca por uma cadeira. Na quarta-feira, Dia de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, eles vão a unidades de saúde locais entregar seis cadeiras, fornecidas pela empresa Keter e transportadas pela Luna Express.

Outra iniciativa também estimula a reciclagem, desta vez em Niterói. O projeto Ecoampla, que permite aos consumidores da concessionária Ampla trocarem resíduos recicláveis por bônus na conta de luz, acaba de abrir um novo ecoponto no Horto do Barreto. A iniciativa também está com inscrições abertas para o projeto Econdomínios, que prevê a coleta itinerante de resíduos nestas áreas.

CAFÉ 100% SUSTENTÁVEL, carne 100% verificada, restaurantes com certificação LEED e em alguns mercados, como o Brasil, embalagens 100% certificadas. Essas são algumas ações e resultados apresentados no Relatório de Sustentabilidade e Impacto Ambiental da Arcos Dorados, que administra a marca McDonald's em 20 países da América Latina.

EXPEDIÇÃO MARÍTIMA

Três jovens interessados em estudar, desenvolver e prototipar tecnologias de baixo custo, simples e acessíveis, comandam a expedição Nômade dos Mares, que acaba de aportar no Instituto Rumo Náutico - Projeto Grael, em Niterói. Apoiado pela Fundação Schneider Electric, o projeto (foto abaixo) saiu da França e já passou por Marrocos, Senegal e Cabo Verde. No Brasil, a iniciativa fica até o fim de outubro.

#SALVEOBOTO

#SalveoBoto é o nome da campanha que o MinistérioPúblico Federal (MPF) lança hoje em Angra dos Reis. A ideia é esclarecer a população e cobrar das autoridades a proteção do boto-cinza, que corre risco de ser desaparecer em menos de 10 anos de um dos seus principais habitats: a Baía de Sepetiba. Atletas de canoagem vão recolher o lixo jogado no mar.

Barco do projeto Nômade dos Mares, em Niterói, mostra tecnologias limpasDivulgação

BOAS AÇÕES EM DIA

As redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo recebem até o dia 30 doações para a sua campanha do brinquedo para distribuir no Dia das Crianças.

Crianças e adolescentes atendidos pela Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (Andef) vão plantar mudas de árvores doadas pela Supergasbras e Instituto Masan na quarta-feira. A ação BioDiversidade marca o Dia da Árvore e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

No clima da Paralimpíada, os restaurantes Bom Galeto do Catete e Méier dão desconto de 5% aos clientes e destinam 5% da renda à ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação).

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia