Por gabriela.mattos
Rio - Fazer o bem faz bem. Quem nunca ouviu essa frase? De fato, fazer uma boa ação ativa áreas do cérebro ligadas ao prazer, bem-estar e sentimento de pertencimento. Como descobriu Jorge Moll Neto, presidente do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor), o primeiro neurocientista no mundo a concluir a relação entre voluntariado e saúde. Pesquisa do Datafolha em 2015 para a Fundação Itaú Social revelou que 28% da população brasileira realizam algum tipo de ação voluntária.
Dentre os 72% que nunca desempenharam uma ação assim, a maioria é de jovens, pessoas de baixa escolaridade ou com poucos recursos. Nestes tempos de Natal, que ativa o espírito da solidariedade, o desejo de ajudar o outro pode se tornar uma boa decisão. Amanhã, Dia Internacional do Voluntariado, que tal experimentar?
Publicidade
Barcos movidos a energia solar vão efeitar mar de Búzios

Nada de óleo diesel. O mar de Búzios vai receber, de amanhã até sexta-feira, 21 barcos movidos a energia solar. É a 9ª edição do Desafio Solar Brasil, que reúne 250 jovens estudantes de quatro estados. Eles terão que cumprir percursos de até 12 km. Vence a equipe que melhor conseguir juntar velocidade e eficiência energética. O campeonato é promovido pela UFRJ, em parceria com Enel, Prefeitura e Secretaria Estadual de Esporte.
Barcos movidos a energia solar vão efeitar mar de BúziosDivulgação

No meio da floresta

Reduto verde no coração do Rio, o Parque Nacional da Tijuca está com inscrições abertas para novos voluntários interessados em contribuir para a preservação da unidade. O candidato pode ser brasileiro ou estrangeiro, com mais de 18 anos ou menor autorizado por um responsável. Em 10 anos, foram 40 mil horas de trabalho voluntário em mais de 100 mutirões.

Natal solidário
Publicidade
O grupo Repórteres do Bem, criado pela Rede Reinventar JornalistasRJ, se juntou à Clínica da Alegria, liderada por Fátima Magalhães, para fazer o Natal Solidário. Está recolhendo doações para distribuir em hospitais, asilos, creches e comunidades. A entrega pode ser feita na sede da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), no Centro. Contatos pelo [email protected] e (21) 99733-8718.
Chega de saudade
Publicidade
Em seis anos, 50 de 95 crianças e adolescentes desaparecidas voltaram para casa com ajuda do projeto ‘Chega de Saudade’. Criada em 2009, a ação divulga fotos dos menores nas cartelas de segurança dos botijões de 13 kg. O ‘case’ rendeu à Supergasbras o Prêmio Socioambiental Chico Mendes 2016.
Espírito comunitário
Publicidade
Mais de 400 projetos de meio ambiente, educação e inclusão social criados por alunos de Ensino Médio do Rio disputam o Prêmio Prudential Espírito Comunitário. A maioria dos inscritos é de escolas públicas (92%) e meninas (71%). A entrega será quarta-feira, no Cine Odeon.
Boas ações
Publicidade
?Sucesso, a ‘Loja de Brinquedos Vazia’, do Shopping Grande Rio, recebe doações para o orfanato ‘Novo Amanhecer’ e os programas de DST e ‘Lutando por Vidas’, de São João de Meriti. 
A campanha ‘Doando Alegria’, do West Shopping, arrecada doações para o Grupo Cultural Nosso Ritmo, do bairro de Senador Vasconcelos.
Publicidade
Na Loja Troca Amor, montada no Bangu Shopping, o cliente pode escolher objetos de desejo em troca do compromisso de realizar uma ação social no bairro.
‘Deixe seu vestígio de bondade’ é a ação que a Vestígio faz sábado no Largo da Carioca. A cada camisa vendida no site da marca, uma será doada para moradores de rua.
Publicidade