O sol como aliado para reduzir a conta de luz

Moradores da comunidade Santa Marta ganharam um 'parceiro' para reduzir os gastos e, de quebra, auxiliar a busca por um novo emprego

Por O Dia

Rio - O sol que castiga o Rio nesses dias quentes de verão também faz a alegria de muita gente e pode ajudar a tornar a cidade um lugar mais agradável e sustentável para se viver. Em Botafogo, moradores da comunidade Santa Marta ganharam um aliado para reduzir os gastos com a conta de luz e, de quebra, auxiliar a busca por uma nova oportunidade de emprego.

Até o final do mês, cerca de 40 moradores da comunidade vão concluir cursos no setor de energia, que incluem instalações solares. A capacitação faz parte do programa #makethefuture, da Shell, que deu início à instalação de painéis fotovoltaicos em locais de uso coletivo da comunidade, por meio da startup Insolar.

Além de incentivar o uso de energia limpa, os novos profissionais terão uma chance de se recolocar no mercado de trabalho na promissora área de energia solar, que vem crescendo ano após ano no país.

Coleta seletiva iluminada por energia solar 

Outra solução solar bacana pode ser vista na Urca. A energia do sol abastece o contêiner de coleta seletiva projetado pelo Instituto Europeo di Design (IED). Desde que começou a funcionar, em junho de 2016, cerca de 430 kWh foram gerados, evitando a emissão de 54 kg de CO2 no meio ambiente. O projeto foi doado pela Enel Soluções. Já foram coletadas ali 2,16 toneladas de resíduos sólidos recicláveis de papel, papelão, plástico, sucata, vidro e latinha. A cooperativa Coopama faz a coleta semanal.

Últimas de _legado_Notícia