Conta Social: O sol como aliado da comunidade

Moradores de Santa Marta aprendem a fazer instalações solares. Energia solar também abastece contêiner de coleta seletiva montado na Urca

Por O Dia

Rio - O sol que castiga o Rio nesses dias quentes de verão também faz a alegria de muita gente e pode ajudar a tornar a cidade um lugar mais agradável e sustentável para se viver. Em Botafogo, moradores da comunidade Santa Marta ganharam um aliado para reduzir os gastos com a conta de luz e, de quebra, auxiliar a busca por uma nova oportunidade de emprego. Até o final do mês, cerca de 40 moradores da comunidade vão concluir cursos no setor de energia, que incluem instalações solares.

A capacitação faz parte do programa #makethefuture, da Shell, que deu início à instalação de painéis fotovoltaicos em locais de uso coletivo da comunidade, por meio da startup Insolar. Além de incentivar o uso de energia limpa, os novos profissionais terão uma chance de se recolocar no mercado de trabalho na promissora área de energia solar, que vem crescendo ano após ano no país.

Menos gás carbônico

COLETA SELETIVA ILUMINADA POR ENERGIA SOLAR

Outra solução solar bacana pode ser vista na Urca. A energia do sol abastece o contêiner de coleta seletiva projetado pelo Instituto Europeo di Design (IED). Desde que começou a funcionar, em junho de 2016, cerca de 430 kWh foram gerados, evitando a emissão de 54 kg de CO2 no meio ambiente. O projeto foi doado pela Enel Soluções. Já foram coletadas ali 2,16 toneladas de resíduos sólidos recicláveis de papel, papelão, plástico, sucata, vidro e latinha. A cooperativa Coopama faz a coleta semanal.

#LerFazBem - Maria Clara, de 11 anos, aprovou o projeto de troca de livros na Praça dos Cavalinhosarquivo pessoal

UMA LIÇÃO DE CIDADANIA E INCENTIVO À LEITURA NAS PRAÇAS

Ler Faz Bem é o nome de uma das seções do blog Vida & Ação, assinado por esta colunista no Dia Online desde junho do ano passado. E, por coincidência, é também o mote da campanha Ninho de Livros, que a Livraria Saraiva realiza em praças públicas. Maria Clara, de 11 anos, esteve dia desses na Praça dos Cavalinhos (Xavier de Brito), na Tijuca, e adorou a novidade. Para participar é simples: basta pegar um livro e deixar outro. O projeto é uma parceria com a agência carioca de benfeitorias Satrápia.

E você? Encontrou pelas ruas alguma ação bacana pelas ruas? Compartilhe com a gente no email rosayne.macedo@odia.com.br com o título Conta Social - Boas Ações.

Contrapartida por hidrelétricas

UM TOTAL DE 605 MARACANÃS REFLORESTADOS

Cerca de 1,2 milhão de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e do Cerrado foram utilizadas no plantio de 432 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em vários empreendimentos de Furnas em 2016. A área total contemplada pela ação chega à marca de 605 Maracanãs reflorestados ao redor dos reservatórios das usinas hidrelétricas e faixas de servidão de linhas de transmissão da empresa. As mudas são produzidas nos hortos florestais das usinas de Funil, em Resende (RJ), e de outras quatro em Minas e São Paulo.

ITAÚ UNIBANCO e Instituto Ekos Brasil abriram inscrições para o Programa Ecomudança. Vão até dia 27 de março.

BOAS AÇÕES

 O projeto Plantando o Amanhã, apoiado pelo Shopping Nova América, está com inscrições abertas para novas turmas de vôlei, judô, futebol e capoeira. São 500 vagas para crianças, adolescentes, jovens e adultos que moram no entorno de Del Castilho.

Cerca de 54 toneladas de alimentos partem de navio amanhã e terça para o Haiti. É o resultado da campanha da Arquidiocese do Rio e Associação São Francisco na Providência de Deus.

O Instituto Ronald McDonald financiou as obras de reforma, ampliação e adequação de duas alas da pediatria oncológica do Inca, no Rio. Parte dos R$ 991 mil investidos vem da campanha McDia Feliz de 2016.

Net, Claro e Embratel vão eleger uma instituição para receber o projeto Espaço Gigante, que prevê banda larga e TV por assinatura. A estrutura deve ajudar no aprendizado e inclusão de muitas crianças. Seis entidades estão na disputa, uma delas, do Rio: o Lar Irmão Francisco. A votação vai até o dia 28, no site amanhagigante.com.br/votacao

Últimas de _legado_Notícia