'Sou um grande fã do Antônio Carlos', diz Otaviano Costa

Apresentador do 'Vídeo Show' vai comandar um programa na Rádio Globo a partir de maio.

Por O Dia

Antônio Carlos e Otaviano CostaArte%3A O Dia Online

A coluna conversou com Otaviano Costa, que vai substituir Antônio Carlos nas manhãs da Rádio Globo a partir de meados de maio. O apresentador do 'Vídeo Show' começou sua carreira ainda adolescente em uma rádio de São Paulo e está feliz com o novo desafio.

Ao contrário do que muita gente pensou, ele não vai deixar a bancada do vespertino da TV Globo. Para conciliar os dois trabalhos, seu programa na rádio será feito dentro dos Estúdios Globo, onde também é apresentado o 'Vídeo Show'.

Qual a importância do rádio na sua vida e na sua formação?
Leo, a rádio é a minha essência. Comecei por ela aos 15, 16 anos de idade em São Paulo e nela, descobri o queria na vida. Aprendi muito e sempre digo que não há escola melhor para formação de um comunicador do que a rádio. Ela é fundamental. Fiz madrugadas, finais de semana, programas de humor, e tudo o que ganhei como aprendizado, carrego até hoje, seja na condução de um programa ao vivo para todo Brasil ou de um evento corporativo.

Falou-se que a sua ida para a Rádio Globo seria uma tentativa de renovação do público da emissora. O que, de fato, significa a sua ida para a Rádio Globo?
Há um novo objetivo agora e o grupo quer buscá-lo. A Rádio Globo realizou uma pesquisa. Temos números e dados que nos guiam na formação desta nova rádio. Falaremos para um novo ouvinte, mas acredito que eles tenham percebido na análise de minha contratação, a capacidade que sempre tento desempenhar na TV, de me comunicar com todos os públicos.

O que você pretende levar de ideias para o seu programa na rádio?
Tivemos uma forte inspiração num programa de rádio que acontece nos Estados Unidos, apresentado pelo Ryan Seacrest. Eu tenho um perfil muito parecido com o Ryan, pois além da formação na rádio, ele também é apresentador de TV. Ele ficou muito famoso por apresentar o reality 'American Idol'. A partir desta inspiração, focamos no DNA criativo da música e do entretenimento. Participo completamente da criação do programa, junto com a equipe que montamos. Isto é muito bom e produtivo! Tenham certeza que será a minha cara! Digo, minha voz! (risos)

Tudo o que é novo pode ser alvo de críticas no início até as pessoas se acostumarem. Você, que sempre foi muito elogiado no 'Vídeo Show', está preparado para as críticas (caso venham) no rádio, justamente por substituir um programa tão tradicional, como o de Antônio Carlos?
Leo, antes de tudo tenho que dizer: sou um grande fã do Antônio Carlos e o respeito e admiração por ele são gigantescos. O convite para voltar à rádio não foi para substituí-lo ou fazer o que ele faz. Ao contrário. Eu fui convidado para um projeto completo de uma nova rádio, com uma nova proposta, que incluía muitas mudanças. Até a terceira conversa, eu ainda não havia decidido qual seria o horário que eu faria, pois estávamos alinhando isto com a TV Globo, para que uma coisa não atrapalhasse a outra. Só batemos martelo pelo horario da manhã depois de um tempo. Mas eu já tinha topado fazer parte da nova rádio, independentemente do horario, pois as ideias, pesquisas e a liberdade artistica foram absolutamente sedutoras. Mas confesso que fiquei muito lisonjeado de assumir uma parte da faixa nobre da rádio. Críticas sempre são boas companheiras quando acompanhadas de bom senso e construção. As que minam da maledicência somente, nunca me importaram nestes tantos anos de carreira. Sou movido por desafios!

Fazer um programa ao vivo e diário é exaustivo. Dois, então, nem se fala. Você pensou em sair do 'Vídeo Show'? Você não acha que vai ficar muito puxado sair de casa, ir para a Glória e depois os Estúdios Globo, em Jacarepaguá, todos os dias?????
Não foi uma decisão fácil obviamente, pois além do 'Vídeo Show' (não cogitei sair do programa), tenho uma agenda bem atribulada de eventos corporativos, que me acompanham rotineiramente. Mas é aquela coisa: juntou a fome com a vontade de comer, e te adianto: o estúdio onde eu farei meu programa ficará agora muito próximo de casa, mais precisamente nos Estúdios Globo! Isto foi decisivo para este desafio que topei encarar! Senão poderia ser muito cansativo, se eu tivesse que me deslocar para a Glória todo santo dia!