Por thiago.antunes

Rio - Estudo da GfK mostra que 78% dos consumidores brasileiros esperam que marcas e empresas tenham responsabilidade ambiental; 70% já procuram por essas marcas e 70% se sentem culpados quando fazem algo que desrespeita o meio ambiente.

Quase 50% leem rótulos de produtos de alimentos, cuidados pessoais e limpeza da casa buscando informações sobre sustentabilidade. Querem saber se são naturais ou produzidos com ingredientes naturais, se são livres de transgênicos, se usam práticas sustentáveis em seus processos ou são orgânicos.

Ainda surfando a ‘onda verde’, a Eco cidadania, uma mudança de comportamento para reduzir o impacto pessoal sobre o meio ambiente, ganhou força como a maior tendência no Brasil, dentre as 12 mapeadas, e cresceu muito entre 2012 e 2016. “As marcas que ajudarem a propagar a voz da ‘onda verde’ serão mais consideradas pelos consumidores nas tomadas de decisão”, afirma Eliana Lemos, diretora regional para América Latina da área de Inovação da GfK.

Virada sustentável

Entre sexta e domingo, a cidade será ocupada por mais de 200 atrações e atividades na primeira edição da Virada Sustentável. A Praça Mauá, o Parque Lage e o Parque Madureira serão alguns dos principais cenários do evento, voltado para todas as idades. E tudo de graça. São atrações culturais, apresentações musicais, performances, atividades zen e palestras.

Menos plástico

‘Se não mudarmos nossas ações agora, teremos mais plásticos nos oceanos do que peixes em 2050’. Com conceitos como este o Centro de Informações das Nações Unidas (Unic-Rio) lança a campanha ‘Nossos Oceanos, Nosso Futuro’ no Dia Mundial dos Oceanos (8), no AquaRio. Amanhã, também no local, a ONU Meio Ambiente lança a campanha Mares Limpos.

Piquenique ecológico

A Semana Mundial do Meio Ambiente traz uma série de atividades no Rio. A SuperVia vai distribuir gratuitamente, em parceria com a Cedae, 500 mudas de plantas diversas para passageiros na estação Central do Brasil, nesta segunda-feira. A concessionária também vai disponibilizar materiais informativos sobre o consumo consciente de recursos, como água e energia, e sobre a utilização de combustíveis alternativos. As atividades ocorrerão das 8h30 às 11h30, na área externa da estação.

Horta orgânica: a exposição a céu aberto do Museu do Amanhã

Alecrim, tomilho, hortelã, tomate, abacaxi, pitanga... Estas são algumas das especiarias, frutas e legumes que estão sendo plantados na área externa do Museu do Amanhã e que podem ser vistos pelos milhares de visitantes. Parceria com o Projeto Altitude, da Carpe e do Clube Orgânico, a Horta prevê ainda visitas mediadas, oficinas de plantio e formação de jardineiros voluntários. A iniciativa abrirá novos grupos a partir do dia 20. Inscrições no site do Museu.

Horta orgânica%3A a exposição a céu aberto no Museu do AmanhãGuilherme Leporace / Museu do Amanhã

‘25 anos da Rio 92: Avanços e Desafios’ é o tema da palestra do ambientalista Alfredo Sirkis amanhã, na Universidade Estácio de Sá, do Centro.  Secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e diretor-executivo do Centro Brasil no Clima,  Sirkis vai avaliar as evoluções a partir da assinatura do Acordo de Clima na conferência no Rio de Janeiro, e quais caminhos ainda precisam ser percorridos. 

Boas ações em dia

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Arte de Viver promove amanhã uma aula gratuita de yoga no Morro do Cantagalo. A ação, a partir das 14h, celebra ainda a horta comunitária adotada pelo Instituto E, em parceria com a Harmonicanto e a loja de sucos Greenpeople.

Também amanhã o Bondinho Pão de Açúcar promove mutirão de reflorestamento na trilha do Morro da Urca. Haverá ainda oficina de horta caseira no mirante, aberta aos visitantes, com distribuição de hortaliças e adubo produzido a partir dos resíduos orgânicos gerados no local.

Hoje tem Piquenique Ecológico promovido pelo site Aventuras Maternas às 10h, com plantio de árvore e mudas no Parque Guinle, Laranjeiras. Em Niterói, tem a Bike Otimista, passeio ciclístico organizado pelo Movimento Otimismo, com saída às 8h30 da Praça do Rádio Amador, em São Francisco.

Cerca de 40 crianças atendidas pela Amicca (Amigos da Infância com Câncer) participam amanhã do almoço pelos 12 anos do restaurante Madero, no Rio Design Leblon. A ação acontece em outras 12 cidades onde a rede está presente, beneficiando 510 crianças.

Nos 100 anos do Profeta Gentileza, que tal ser mais gentis com a nossa cidade? Pois estudantes da ESPM, artistas da Cia do Afeto e voluntários vão recolher lixo das ruas do Centro do Rio amanhã.

Músicos como Leo Gandelman, Davi Moraes e Jefferson Gonçalves participam do projeto Vivências Musicais. Vão contar suas experiências nas quartas-feiras de junho a 250 jovens atendidos pelo Música Encantada, na Pavuna.

Você pode gostar