Por O Dia

O sistema de freios do veículo é imprescindível para a segurança dos seus ocupantes. Mantê-lo sempre em bom funcionamento é fundamental para evitar colisões em qualquer condição em que a via se encontre. Os freios necessitam de manutenção periódica, pois são exigidos a todo momento e em altas temperaturas, esforço que implica no desgaste natural de discos e pastilhas. O prazo das revisões programadas no manual do proprietário deve ser seguido a risca, e outros itens como o fluido de freio devem ser mantidos em constante observação.

O nível do fluido de freio deve ser verificado a cada 30 dias, e completado caso esteja abaixo do nível ideal. A falta de fluido no reservatório diminui a eficiência da frenagem, mesmo o carro estando com os discos e pastilhas em bom estado. Existem dois tipos de fluido de freio, o sintético e semi-sintético. O líquido é responsável por transmitir a pressão gerada através do cilindro mestre para as rodas, fazendo com que o carro pare.

"O sistema de freios do veículo é imprescindível para a segurança dos seus ocupantes. Mantê-lo sempre em bom funcionamento é fundamental para evitar colisões". ODia

Processo de frenagem

Todo esse processo de frenagem é acionado por meio do pedal de freio. Toda vez que o motorista pisa no pedal, faz com que o fluido entre em ação e preencha toda linha hidráulica. Essa ação gera comandos em todos os componentes do freio, até o carro chegar à inércia. Além de ser um importante componente de segurança, o fluido também tem a função de proteger as peças do sistema da corrosão.

A avaliação periódica do fluido de freio é importante, pois o lubrificante é exposto a altas temperaturas sob a ação da ebulição. Todo esse processo faz com que o mesmo absorva uma grande quantidade de umidade em sua composição, o que contribui para a aparição de bolhas e diminuição da eficiência da frenagem.

Quando o fluido absorve umidade do ar, perde as suas propriedades de lubrificação, condutividade e estabilização térmica. O fluido em más condições deixa as peças mais vulneráveis à corrosão. O freio nessas condições funciona incorretamente, sem a pressão ideal no pedal de freio, devido a facilidade do ar para se comprimir.

O que você deve fazer para garantir sua segurança? Verificar o nível a cada 30 dias; substituir a cada 10 mil ou no período de um ano; fazer a manutenção preventiva do sistema de freios no mínimo duas vezes por ano; parar o caro imediatamente aos primeiros sinais de falta de freio. 

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