Por O Dia

Rio - Uma lenda do futsal brasileiro está na Cidade Maravilhosa. Schumacher, eleito o "Melhor Jogador do Mundo", em 2008, pela FIFA, é o novo coordenador de futsal do Olaria Atlético Clube. Já na chegada ao time da Zona Norte, a estrutura de trabalho e a empolgação dos associados e diretores do alvianil impressionaram o ex-jogador da Seleção Brasileira.

Com passagem marcante pelo futsal espanhol%2C Schumacher promete levantar o OlariaReprodução Facebook

"Até o momento está sendo bacana e com algumas dificuldades nesse começo. Tivemos um problema com a quadra que estava em mau estado, mas agora foi reformada e ficou bem melhor. Sabemos que é bem complicado no começo de trabalho ter o resultado que esperamos, mas com muito esforço e dedicação, aos poucos vamos chegar lá. O nosso primeiro objetivo é tentar reerguer o futsal dentro do clube. O Olaria era uma equipe de tradição no futsal e vamos tentar de todas as formas colocar o Olaria no lugar que ele tem que estar", disse Schumacher, ao Dia.

A ida ao Olaria foi por meio do futebol de campo. Empresário de alguns jovens atletas da Zona Oeste, Schumacher se aproximou do alvianil com o objetivo de levar estes garotos para fazer testes nas categorias de base. Logo a sua presença nos corredores do clube despertou um antigo interesse dos diretores olarienses em reativar o futsal. Não foi difícil convencê-lo a embarcar neste novo projeto pós-aposentadoria, e em fevereiro deste ano o "martelo foi batido" e os trabalhos começaram no ginásio Álvaro da Costa Mello, que ganhou até uma reforma recente e poderá receber outra, em 2018, para se adaptar ao padrão FIFA de tamanho de quadra visando receber os jogos da Liga Nacional de Futsal.

Quadra do Olaria ganhou novo piso e pode ser aumentadaDivulgação

Schumacher assumiu a coordenação do futsal do Olaria em parceria com Sergio Granata, ambos terão a missão de recolocar o clube na vitrine do esporte e já esperam contar com o elenco Adulto na Liga Nacional em 2019. Mesmo aposentado, o time da Zona Norte não descarta ter Schumacher em quadra em partidas de maior apelo de público. Para o próximo ano, o primeiro objetivo é formar equipes em todas as categorias da Série Bronze da Federação de Futebol Salão do Estado do RJ, FFSERJ. A boa notícia é que duas empresas já estão patrocinando o futsal do clube e outras ainda devem aparecer para somar forças.

"Com essa crise está bem mais complicado arrumar patrocinadores. Mas contamos com o apoio de algumas pessoas influentes no futsal para nos ajudar a buscar mais patrocinadores. Além disso, a Federação Carioca também nos prometeu ajudar no que for possível a ela", comentou o ex-atleta.

Para entrar na Série Bronze da FFSERJ, muito trabalho ainda deve ser feito. O clube já está organizando um grande torneio, que levará o nome de Schumacher, para captar jovens talentos e assim formar as suas equipes. A outra porta de entrada para a seleção de novos federados será a escolinha da casa, que será adaptada para servir como uma espécie de "triagem" de atletas. 

"Acho que aprendi muito na Espanha. Lá tem um futsal mais moderno e tático. Vou tentar passar alguma coisa parecida com o futsal espanhol aqui no Olaria. Acredito que aqui no Brasil os treinadores pensam nos jogadores mais individualistas e não é bem assim", revelou.

Schumacher também terá a dura tarefa de conter a euforia de pais, dirigente e atletas na famosa "transição para o Campo". Trabalhando em um clube de tradição no futebol carioca, o ex-jogador sabe que isso será um grande desafio no Olaria.

"Quando estava no Corinthians via muito disso, o jogador nas categorias de base de futsal se destacava e já era enviado para o campo e isso pode atrapalhar até mesmo o desenvolvimento do garoto. O clubes de futsal têm uma grande parcela de culpa nisso. Aqui no Brasil são poucos que pagam em dia. Então o garoto vê isso logo desde cedo e prefere partir para o campo", lamentou.

Natural de São Paulo, Flávio Sérgio Viana "Schumacher" se aposentou das quadras em 2015, defendendo a camisa do Corinthians. No salão, o craque também defendeu as cores do General Motors, jogou no Rio de Janeiro com a camisa do Vasco da Gama e passou onze temporadas no Inter Movistar, da Espanha.

Serviço

I Torneio Schumacher de Futsal
Local: Olaria Atlético Clube
Data: 21/05 a 18/6 (Inscrições até 14/05)
Categorias: Sub 7,9,11,13,14,16 e 19
Taxa de Inscrição: R$ 400 por equipe
Nº de inscritos: Cada equipe poderá inscrever entre 10 a 15 jogadores.
Premiação: Jogo de Medalhas e troféus.

Fórmula de Disputa (não definitiva): Oito equipes por categorias, divididas em dois grupos de quatro cada. Apenas um turno de ida e os dois melhores de cada grupo se enfrenta em semifinais. Os vencedores fazem a final.

ATENÇÃO! NÃO SERÁ PERMITIDA A INSCRIÇÃO DE ATLETAS JÁ FEDERADOS. 

Mais informações: 2051-1798/96952-8409

Últimas de _legado_Notícia