01 de janeiro de 1970
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HATCH COM PADRÃO MUNDIAL

Por O Dia

Na onda do marketing em fatias, a VW também apresenta aos poucos o seu novo Polo nacional, que será lançado em setembro. O hatch premium compacto está em fase de pré-produção e traz novidades em relação ao modelo vendido na Europa, como a frente, que preserva os mesmos traços de toda a família, além de acabamentos.

Mas o diferencial do carro é a construção sobre plataforma modular que atende a padrões de segurança mundiais, com o uso de aços moldados a quente e estruturas que foram testadas em crash tests, a 64 quilômetros por hora. Assistimos os testes dentro da fábrica da VW, em vídeos que apontam as deformações e a segurança da estrutura, avaliada também em batidas laterais contra veículos e até contra postes. Esta, a 29 quilômetros por hora, uma situação particularmente difícil para qualquer carro, devido à concentração de energia, mostrou resultados interessantes, com o acionamento dos sidebags em milesegundos vitais para evitar a morte dos ocupantes.

Os impactos avaliam o sequente acionamento dos airbags e retração dos cintos de segurança pirotécnicos em 200 milesegundos. Ou o tempo equivalente a uma piscada de olhos. Na segurança passiva, peças do painel, pedais e até o conjunto parachoque e capô são feitos para mitigar ferimentos em acidentes. Na frente, uma preocupação com os atropelados, que são projetados para cima e não para baixo do carro e se chocam com um capô sem partes rígidas por baixo. Nas laterais, aços reforçados e até barra dupla nas portas traseiras. Segundo o engenheiro Antonio Carnielli Jr, a menor área de deformação lateral exige reação ainda mais rápida dos airbags, para a efetiva proteção.

Bem construído, o Polo será referência no seu segmento, prometem os engenheiros da Volks, para disputa direta com o Fiat Argo. O novo modelo irá ser conectado e usará, nas versões mais caras, painel de instrumentos configurável e a indefectível tela multimídia.

O forte da propulsão é o consagrado motor 1.0 TSI de três cilindros, visto em up! e Golf. No Polo, entregará 128 cv de potência.