01 de janeiro de 1970
  • WhatsApp (21) 98762-8248

Aumentando a vida útil do kit de embreagem

Por O Dia

Você conhece o kit de embreagem? Ele é composto por três peças: o platô, colar e disco, componentes responsáveis por colocar o automóvel em movimento e, assim como todas as peças do carro, necessita de cuidados especiais para que não ocorra um desgaste precoce.

Como funciona a embreagem. Quando a embreagem está com problema, o motorista passa a sentir um desconforto ao pisar no pedal, e o funcionamento de outras peças também pode ser comprometido. O kit de embreagem tem como principal função controlar a transmissão do movimento do motor para o câmbio, processo que viabiliza o engate das marchas.

Alguns hábitos que você deve evitar para conservar a embreagem. Quando for parar com o carro, evite deixar o mesmo engrenado. No sinal, deixe o automóvel sempre em ponto morto, e evite descansar o pé sobre o pedal. Isso evitará um atrito desnecessário das peças da embreagem com o volante do motor.

Tempo correto para a mudança de marchas. Passe as marchas sempre no tempo correto, evitando arrancadas bruscas na segunda marcha. Quando for tirar o carro da inércia, passe a primeira marcha e espere o veículo começar a desenvolver para jogar a próxima marcha. As marchas devem sempre ser trocadas em ordem, à medida que o carro necessitar de mais potência.

Adequando aceleração com a mudança de marchas. Outra dica importante é saber sincronizar a aceleração enquanto solta o pedal da embreagem. Aceleração maior do que a liberação do pedal pode queimá-la. Quando a embreagem está com problemas, o carro perde em desenvolvimento. Ao trafegar por vias de plano inclinado, em hipótese alguma use embreagem/acelerador para segurar a velocidade do carro, opte por usar o freio de mão.