01 de janeiro de 1970
  • WhatsApp (21) 98762-8248

Brecha no segmento vira aposta para empreender

Empresário vê oportunidade e investe em pet shop em Santa Cruz, na Zona Oeste

Por O Dia

Empreendedor Rafael Faria investe em pet shop e dá aula para profissionais do segmento
Empreendedor Rafael Faria investe em pet shop e dá aula para profissionais do segmento - Divulgação

Afalta de ofertas de um tipo de serviço foi o ingrediente do sucesso para um empreendedor em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. Ao perceber que os donos de cães se deslocavam até Campo Grande para encontrar atendimento aos seus animais, Rafael Faria decidiu investir R$ 600 para abrir uma pet shop no bairro, comprando um maquinário simples para banho e tosa num espaço de 4,5 metros quadrados, onde contava só com a ajuda da irmã. Dezesseis anos depois, ele hoje possui uma loja com 300 metros quadrados e uma equipe composta por 15 funcionários para atender cerca de 70 clientes por mês.

Até 2014, a pet shop Bicho Limpinho trabalhava com veterinária, venda de produtos e estética canina. Mas a crise fez com que o empreendedor decidisse manter apenas o serviço de banho e tosa, que gerava mais lucro. Com a reformulação, a empresa voltou a ser a referência no ramo em Santa Cruz.

Apesar da crise, Rafael Faria acredita que o setor não vai ser afetado nem mesmo na sua região, que possui um dos piores índices de desenvolvimento social da cidade: "É uma boa área para quem quer investir, seja para se qualificar profissionalmente ou para abrir o próprio negócio. Os donos de animais sempre estão dispostos a dar o melhor para seus cães", argumenta o empreendedor.

Pelo segundo ano seguido, ele também ajuda a promover uma campanha de doação de ração para cães que estão na Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa). A escola oferece banho e tosa aos cães de clientes que fazem doação de ração para a instituição protetora dos animais.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Rafael também investe em um novo mercado, com a abertura de uma escola que dá curso para profissionais do segmento. As vagas para inscrições estão abertas.

O curso tem duração de oito semanas, com aulas de banho e tosa. Ao fim, o aluno recebe o certificado de conclusão do curso e fica apto a trabalhar em um pet ou montar o seu próprio negócio. Para mais informações ou inscrição, os interessados precisam ligar para o telefone 3594-7329.

AUTOR DE LIVRO

Rafael Faria escreveu o livro Bicho Limpinho, com moda para cães, novos produtos, dicas de tratamento, raça inéditas e outras novidades. A publicação é uma espécie de guia para donos de animais e profissionais que possuem alguma prática mas procuram novas técnicas.

O livro destaca as técnicas de trimming (ações executadas sobre a pelagem), stripping (onde se arranca o pelo com a finalidade de regenerá-lo, trimming higiênico em raças menos difundidas no Brasil (nas raças cocker spaniel inglês, lhasa apso, maltês, poodle, schnauzer, shitzu, terrier escocês, west highland white terrier, yorkshire terrier). O livro também é um complemento ao curso.