Acompanhamento requintado

Para espantar a crise, amigas de Itaperuna fazem sucesso com farofa artesanal

Por LUIZ ALMEIDA

A Senhora Farofa também vai marcar presença na Merco Noroeste 2017, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de agosto, em Itaperuna
A Senhora Farofa também vai marcar presença na Merco Noroeste 2017, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de agosto, em Itaperuna - Divulgação

Quem disse que farofa é apenas um mero acompanhamento de pratos de dar água na boca? Para as amigas Lidia de Almeida e Renata de Souza Muniz, de Itaperuna, o assunto é muitíssimo sério. Afinal, as duas resolveram encarar o desafio de produzir uma receita exclusiva da iguaria. Assim, há seis meses, a dupla criou a Senhora Farofa  a marca está presente na Feira dos Sabores, uma das atrações do Rio Gastronomia 2017, na Praça Mauá, no Centro do Rio.

Como lembra uma das proprietárias da Senhora Farofa, Lidia Almeida, o objetivo era encontrar uma solução financeira para superar a atual conjuntura econômica. Professora estadual aposentada, ela conta que era preciso combater a crise de frente. "Fomos buscar um trabalho alternativo. Foi quando minha sócia teve a ideia da produção", entrega, acrescentando que a amiga estava, na ocasião, desempregada.

Com uma produção artesanal de 1,5 mil potes por mês, Lidia Almeida destaca que o produto é feito com proteína de soja não transgênica, cultivada em Goiânia, capital do estado de Goiás. Ainda segundo ela, a farofa leva alho, cebola dourada e especiarias. "Utilizamos farinha especificamente para farofa, o que confere uma 'crocância' especial", valoriza.

De acordo com Lidia Almeida, a intenção da Senhora Farofa é aumentar a produção e conquistar novos mercados, além das cidades de Itaperuna, no Norte Fluminense, e Niterói nesta, só uma loja vende o produto. Isso porque, conforme ela ressalta, a marca tem sido bem recebida em todas as feiras de produtos artesanais por onde passa. "Estamos vendo a necessidade de uma engenharia de produção para atender a toda uma demanda, principalmente depois da Feira dos Sabores, do Rio Gastronomia 2017. O carioca recebeu muitíssimo bem", avalia Lidia Almeida. 

Sabores fluminenses

A Feira dos Sabores, que acontece paralelamente ao evento Rio Gastronomia 2017, na Praça Mauá, no Centro, reúne um total de trinta produtores familiares fluminenses. Todos recebem incentivos do programa Prosperar, da Secretaria de Agricultura do Estado do Rio.

Entre os produtos agropecuários expostos na Feira dos Sabores, doces e geleias dos mais variados tipos, mel, queijos, café, água de coco e diversos derivados de leite de cabra. O evento ainda conta com a presença de produtores de palmito orgânico e de embutidos, além de cachaças artesanais.

Galeria de Fotos

Senhora Farofa 2 Divulgação
A Senhora Farofa também vai marcar presença na Merco Noroeste 2017, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de agosto, em Itaperuna Divulgação
Senhora Farofa Divulgação

Comentários