Quissamã vai representar o estado em prêmio da ONU

Cidade estará no concurso Boas Práticas de Agricultura Familiar para Alimentação Escolar em Brasília

Por LUIZ ALMEIDA

Trinta tipos de alimentos são oferecidos na alimentação escolar pelos produtores rurais de Quissamã
Trinta tipos de alimentos são oferecidos na alimentação escolar pelos produtores rurais de Quissamã - FOTOS divulgação

Quissamã vai representar o Estado do Rio na final do concurso Boas Práticas de Agricultura Familiar para Alimentação Escolar. Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, a decisão será dia 3 de outubro, em Brasília, como parte do Seminário Internacional de Alimentação e Nutrição, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Entre os 25 municípios finalistas da final, Quissamã concorre na categoria Intersetorialidade, que destaca as ações que valorizam o agricultor familiar e ampliam as ofertas de alimentos saudáveis. Conforme a Secretaria de Agricultura, a cidade foi uma das primeiras a adotar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Criado em 2011, o PNAE determina que 30% do valor repassado pelo FNDE precisa ser usado na compra direta de produtos da agricultura familiar. Adotado em Quissamã ainda naquele ano, o programa atende hoje cerca de 4,5 mil alunos de 12 escolas da rede municipal e três creches. No início da implantação do projeto, eram apenas 12 itens.

De acordo com o secretário de Agricultura de Quissamã, João Carlos Pinto, os produtores familiares da cidade atualmente cultivam diversos alimentos. Entre eles, aipim, abóbora, alface, brócolis, beterraba, cebola, batata-doce, cenoura, salsa, cebolinha, couve manteiga, milho verde, quiabo, farinha de mandioca, beiju e feijão.

"A agricultura familiar composta por produtores agrícolas, de leite e pescadores é de suma importância para Quissamã. Além de gerar renda para o homem do campo, possibilita maior qualidade na produção de alimentos, além de enriquecer nutritivamente à merenda escolar", destaca João Carlos Pinto.

Galeria de Fotos

Trinta tipos de alimentos são oferecidos na alimentação escolar pelos produtores rurais de Quissamã FOTOS divulgação
quissamã representa rio na agricultura familiar 2 divulgação

Comentários