01 de janeiro de 1970
  • WhatsApp (21) 98762-8248

'Queermuseu' não está confirmada no Rio

Por O Dia

A polêmica com a performance reedita a discussão sobre arte e sexualidade, em voga desde que o Santander Cultural cancelou a exposição 'Queermuseu Cartografias da diferença da arte brasileira', em Porto Alegre, depois de protestos realizados pelo MBL sobre o 'teor sexual' das obras. Artistas e curadores chamaram o fechamento antecipado da mostra de censura. O MAM, ao contrário, não mostra qualquer intenção de cancelar a mostra e frisa que a performance 'La Bête' se restringiu à noite de abertura.

'Queermuseu' estava previsto para ser exibida no Museu de Arte do Rio, mas ontem a instituição afirmou que ainda não podia confirmá-la em cartaz. Ontem o 'Informe do DIA' trouxe a mobilização de políticos conservadores, como os vereadores Jorge Manaia (SD), Otoni de Paula (PSC) e Jordy (PSC) e o deputado Milton Rangel (DEM), que procuram barrar a exposição no Rio.

Também ontem, o MP Federal do Rio Grande do Sul notificou o Santander Cultural, recomendando reabrir as portas da exibição ao público gaúcho. A instituição afirmou que não vai acatar a sugestão.