RELIGIÃO NA ESCOLA

Por O Dia

Em meio à análise no Supremo Tribunal Federal de ação que discute a validade do ensino religioso nas escolas do país votação atual em 3 a 2, com 'ensino amplo' em vantagem sondagem nacional da Paraná Pesquisas a pedido da Coluna revela que a grande maioria dos brasileiros é a favor da implantação da 'história das religiões' na grade curricular do Ensino Básico, como propõe ação da Procuradoria-Geral da República em votação na Corte. Na pesquisa, 63,3% dos entrevistados aprovam o tema, enquanto 30,2% são contra , e 6,5% não opinaram ou não souberam responder. Em todas as cinco faixas etárias e nos níveis escolares sondados, o índice de aprovação entre os pesquisados foi praticamente o dobro dos que reprovam o assunto.

Panorama

A Paraná Pesquisas sondou 2.714 brasileiros das cinco regiões, em questionário online com cadastro, de 6 e 10 de setembro. Foram ouvidos 1.303 homens e 1.411 mulheres.

Por gênero

Entre os homens, 61,2% aprovam, contra 31,8% e 7% não sabem ou não responderam. Os índices no público feminino ficaram 65,2%, 28,7% e 6,2%, respectivamente.

Garotada atenta

Na faixa etária de 16 a 24, 61,3% aprovam, e 32,5% desaprovam o ensino na grade. Os índices são crescentes, a favor do tema, nos entrevistados de 25 a mais de 60 anos.

A ação

A ação no Supremo Tribunal Federal (retorna à pauta dia 20) foi apresentada pela subprocuradora Débora Duprat: ela propõe que o conteúdo seja abrangente, e não específico a uma religião.

A lei

O ensino religioso está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Decreto 7.107/10, assinado entre o Brasil e o Vaticano para o ensino do tema.

Tão longe, tão perto

A Funai quer acabar com o garimpo ilegal na Amazônia, e tem recebido denúncias de violência de garimpeiros contra índios do Vale do Javari. A Fundação afirmou em nota que tem "empenhado todos os esforços" para apoiar o MP e a PF nas investigações.

Acredite

A única obra em rodovia incluída no 'PAC' para 2018 é no Acre. A construção de um contorno rodoviário no município de Brasiléia - na BR- 317/AC.

No ar, no chão

Funcionários da Infraero vão fazer manifestação no desembarque do aeroporto JK hoje para esperar parlamentares que apoiam as concessões. Depois, na porta da sede.

Comissionada

Indicada para cargo de confiança, apadrinhada por um deputado na Infraero, e na mira da Associação dos Empregados da estatal, Taciana Pradines Coêlho avisa que foi alocada por merecimento e competência, à luz da transparência e por processo legal.

Ponto Final

"Isso está mais para obstrução de Justiça que CPI". Do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), sobre o encontro de Temer com o presidente da CPI da JBS, Ataídes de Oliveira (PSDB-TO)