Espírito jovem

Nívea Maria adora cozinhar, igual a Henriqueta, sua personagem em 'Tempo de Amar', e é dona de restaurante há 15 anos

Por Gabriel Sobreira

Se tem uma coisa que une Nívea Maria a sua personagem Henriqueta em 'Tempo de Amar', novela das 18h, da Globo, é entrega ao próximo. Tanto Nívea quanto Henriqueta acreditam no amor. "Ele interessa para todo mundo. Não quero saber se você faz sexo, com quem você faz e quando você faz. Interessa o amor. Sexo é uma coisa animal. Já estou há 15 anos sozinha. Então (o amor) não aconteceu para mim. Não é só porque a gente passou de uma determinada idade que não tem libido, que não tem vontade. Sexo você pode fazer até sozinha", frisa a atriz de 70 anos. "Você fica seletiva", completa.

COZINHEIRA

Na novela de Alcides Nogueira, Henriqueta é a tia do mocinho, Inácio (Bruno Cabrerizo). Ela é quem cuida do sobrinho depois da morte dos pais do rapaz e da prima dele, a esperta Angélica (Livian Aragão). Para sustentar a família, a matriarca é uma doceira de mão cheia. "Doce não gosto de fazer não. Gosto de fazer salgado. Sou boa cozinheira. Tanto que já tenho um restaurante há 15 anos. Sempre pensei em duas formas de agradar as pessoas: a primeira fazer novela e depois oferecer um prato de comida gostosa (risos)", lembra ela, que é dona do restaurante Dois em Cena, em Botafogo.

DE ÉPOCA

Com uma carreira extensa de novelas e minisséries, Nívea conta que é fã das produções ambientadas no passado. "É engraçado porque as pessoas identificam a minha pessoa com essas produções. Sou uma pessoa de época (risos). Me chamam de moreninha, mas eu falo que faço a avó da moreninha", brinca em referência à novela 'A Moreninha', protagonizada pela atriz em 1975.

BEM HUMORADA

Aliás bom humor é o forte da atriz. "Sempre fui muito criança. Hoje sou uma criança mais peralta, mais sapeca. Sempre fui muito infantil e muito bem humorada, metida a engraçadinha. Só que as pessoas têm uma imagem minha de senhora, lady, de meiga, de doce. Eu sou tudo isso também, mas sou muito bem humorada", atesta. Difícil é tirar Nívea Maria do sério. Mas uma vez ela passou por um momento difícil. "Foi quando fiz 50 anos. As novelas estavam me chamando para fazer papeis parecidos e como sou uma pessoa que gosta de fazer coisas diferentes, não estava acontecendo. E uma frustração da minha vida pessoal de estar sozinha de novo, de ter me separado", recorda-se.

NETOS

Porém, a veterana sempre encontrou na família a força para seguir em frente. Em especial no carinho recebido pelos netos João Luiz, de 11 anos, João Pedro, de nove, e Maria Luisa, de sete. Graças a eles a atriz mudou o próprio comportamento. "A partir do nascimento dos meus netos, e eu dei uma revigorada, restabelecida na minha energia. Voltei a ter energia de criança, porque não dá para olhar para uma criança pura e inocente e não acompanhar. Você vira uma criança de novo", entrega animada. Segundo a atriz, a responsabilidade de ser avó é igualmente comparada à felicidade de dividir momentos com os netos. "Quase todas as crianças se aproximam muito dos avós porque eles não estão repreendendo toda hora. Tiro um dia para ficar com meus netos, que pedem o arroz e feijão da vovó, bife com farofinha, todo domingo. Pode ser macarrão também. É mais uma coisa feita com amor", derrete-se.

GERAÇÕES

Nos bastidores de 'Tempo de Amar', Nívea reencontra amigos como Tony Ramos (José Augusto) e Regina Duarte (Madame Lucerne) e defende a abertura entre eles para atores jovens. "Eles trazem novidades. É importante nunca afastá-los porque senão você fica parado no tempo, você estaciona. O jovem te traz uma renovação de olhar, até mesmo da vida. Até nas opiniões um jovem pode te convencer de uma coisa que você passou a vida inteira achando que era algo e na verdade é outra. Você não se afastar do jovem te faz continuar firme forte e em frente", ensina.

SER FELIZ

Nívea Maria conta que sua geração nunca teve a exigência de magreza ou corpo perfeito como são ditados hoje. "A gente queria ser bom profissional como ator. E também não existia essa exigência por parte da mídia, que exige e nota se está com enrugado ou mais magro, mais gordo", critica. "Quando alguém olha para você, a pessoa olha para os seus olhos e não para as suas medidas. E caso olhem para suas medidas, paciência, diga: 'sou feliz assim'. Simples", sugere.

Galeria de Fotos

Acima, Nívea Maria com Bruno Cabrerizo, Livian Aragão, José Augusto Branco, Tony Ramos e Zé Victor Castiel em 'Tempo de Amar' Reprodução
Nívea Maria e Bruno Cabrerizo em 'Tempo de Amar' João Miguel Júnior/TV Globo
Nívea Maria e Livian Aragão em 'Tempo de Amar' fotos Reprodução
Nívea Maria e Bruno Cabrerizo em 'Tempo de Amar' Reprodução
Nívea Maria em 'Tempo de Amar' João Miguel Júnior/TV Globo
Nívea Maria em 'Tempo de Amar' João Miguel Júnior/TV Globo

Comentários

Últimas de Diversão