01 de janeiro de 1970
  • WhatsApp (21) 98762-8248

Preste atenção aos sinais que seu carro dá

Por O Dia

Os carros conseguem sinalizar problemas, indicando que está na hora de fazer a manutenção em algum dos seus componentes. Conheça alguns desses itens e saiba quais os sinais que eles dão quando chega a hora de serem trocados ou de fazer manutenção.

Limpador de para-brisa. Você pode até esquecer que precisa trocar as palhetas que ajudam a manter os vidros limpos, mas em algum momento a troca por novas precisa acontecer. Quando o vidro não ficar totalmente livre da água depois do movimento de vai e vem da palheta, é sinal de que elas já se desgastaram, e então a troca é indispensável.

Suspensão. O sistema responsável pela estabilidade do veículo também precisa de atenção, e emite sinais quando está na hora de realizar a manutenção. Os ruídos estranhos são um desses indicativos de que você deve levar o carro a uma visita ao mecânico de sua confiança. É comum que, com o impacto em estradas esburacadas, a suspensão entorte e afete o volante, que fica duro e atrapalha a dirigibilidade.

Embreagem. Os sinais de que a embreagem não está 100% podem ser notados quando os pedais estiverem duros, ou se a troca de marcha emperrar com frequência. Um indicativo comum que a embreagem precisa ser trocada é quando numa ladeira, por exemplo, é preciso acelerar e, por mais que o motor acelere, não há aumento de velocidade.

Correia dentada. A troca vai depender muito do veículo. É importante verificá-la toda vez que for ao mecânico, já que se encaixa na chamada manutenção preventiva, que precisa ser realizada antes de ocorrer o problema.

Rolamentos. Para encontrar problemas no rolamento, é preciso ficar atento e saber identificar um barulho ou ronco diferente. Quando o rolamento está danificado, o ruído começa fraco e torna-se mais alto ao longo do tempo.