01 de janeiro de 1970
  • WhatsApp (21) 98762-8248

A GRANDE IDEIA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS

Por O Dia

Começa esta semana uma das dez maiores feiras de franquias do mundo. A 11ª Expo Franchising ABF Rio será no Riocentro, de 28 a 30 de setembro, com 250 marcas (25% mais do que em 2016) destacando consultorias especializadas, fornecedores, financeiras e bancos. Tudo reunido para ajudar quem ainda está em dúvida ou quem já está decidido a investir no próprio negócio. Haverá também palestras com empreendedores de sucesso.

Para os interessados de primeira viagem, vale uma dica: façam as pazes com o dinheiro nas microfranquias a grande ideia dos pequenos negócios. Isso é possível com investimento a partir de R$ 5 mil (cinco mil reais). Há opções de marcas, produtos e serviços em quiosques, contêineres, foodtrucks e foodbikes (caminhões e bicicletas onde se vende comida). Esta edição da Expo Rio promete também o primeiro curso de franchising da América Latina, com duração de 2 anos e meio. A iniciativa é da ABF Rio, em parceria com a Universidade Veiga de Almeida.

O setor de franquias, que já responde por mais de 1,2 milhão de empregos diretos, registrou avanço de 6,8% no segundo trimestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). No primeiro semestre, comparado com o período de janeiro a junho de 2016, o faturamento cresceu 8%, passando de R$ 68 bilhões para R$ 74 bilhões. O franchising brasileiro é o quarto maior mercado do mundo e, mesmo em tempos de crise, segue em crescimento. Hoje 150 marcas nacionais estão com franquias em 81 países uma façanha global, sem fronteiras e sem limites.