Na Apoteose, entre os onze palcos do evento, clássicos do estilo dividem o set list com novidades em batidão 150 bpm

Por O Dia

Rio - Sabe onde é que Grandmaster Raphael sonha em tocar? No Rock in Rio. O DJ, um dos maiores nomes do funk e uma das pessoas por trás do Rio Parada Funk - que retorna neste domingo na Praça da Apoteose - vê o mais carioca dos estilos dominando espaços na próxima edição do festival.

Rio Parada Funk 2017Divulgação

"Seria muito bom tocar lá, imagina? Um festival daqueles, de dimensões incomensuráveis...", sonha Raphael. O Rio Parada Funk tem até mais palcos que o Rock in Rio (são onze, com mais de duzentas atrações!) e não fica atrás em termos de ajuntamento de gente (em algumas edições, contaram-se mais de cem mil pessoas no público), mas para Raphael, o funk tem que ocupar espaço no coral do refrão "se a vida começasse agora/e o mundo fosse nosso outra vez". "E na verdade, o funk já invadiu a festa do rock, tivemos lá Dream Team do Passinho (com Fernanda Abreu e Alicia Keys). O funk tem tudo a ver com o Rio e é uma força que atravessa décadas. A Cash Box tem mais de quarenta anos e ainda está na ativa!".

FUNK SETE VEZES

O evento chega à sétima edição trazendo novidades. A principal delas é que o funk da nova geração, o chamado funk 150 bpm, extremamente acelerado e mais próximo da música eletrônica, estará na festa, a partir de nomes como Renan da Penha e Yasmin Turbininha.

"Nossa ideia sempre é ter a tradição e o novo no evento. Tem DJs mais tradicionalistas que não curtem essa onda de jeito nenhum. Mas a gente precisa renovar. Eles estão fazendo uma revolução", conta, deixando claro que quem vai lá para ouvir sucessos do funk melody, do freestyle (de cantores como Stevie B) e até do soul de James Bown, vai sair satisfeito.

"Temos isso tudo lá, além das equipes mais tradicionais do estilo", tranquiliza. Entre as confirmadas, estão Cash Box, A Coisona, Pipo's, A Cuca, Live, Big Mix, A Profecia e Pit Bull. Artistas e DJs confirmados, tem vários já: além de Renan e Yasmin, Veronica Costa, Tati Quebra-Barraco, MC Smith, Perlla, os tradicionais Willian e Duda e MC Cacau e, nas carrapetas, DJ Detona, Sany Pitbull, Batutinha e Tubarão. E, claro, Raphael.

A programação conta ainda com a exposição Memória do Funk, que vai até amanhã e está nas estações de trens da Supervia (Nilópolis, Caxias, Bonsucesso, Maracanã e Central do Brasil), com fotos e memorabília do funk no Rio.

PASSINHO GIGANTE

A área externa da Central do Brasil recebe hoje, das 6h às 14h, o Maior Passinho do Mundo, com as participações da CIA Passinho Carioca e Os Imperadores Da Dança. Elas competem no Desafio do Império, em duplas. "Vai ser uma loucura. Abraçamos a causa do passinho e eles estão sempre nos nossos eventos. Ele está começando a dominar o mundo, é uma síntese de várias danças com o funk. E outros bondes vão estar lá", afirma Grandmaster.

E DEPOIS DO ROCK IN RIO...

O Dream Team do Passinho arrasou no Rock in Rio: esteve no palco com Fernanda Abreu, com Alicia Keys e dançou ao som do Chic e de Nile Rodgers, quando o guitarrista convidou uma turma enorme para se divertir ao lado dele. E Lelêzinha ainda foi repórter do canal Multishow. Nesse sábado, a turma faz duas apresentações, uma seguida da outra. Às 19h30, cantam e dançam no West Shopping, em Campo Grande, em show com entrada franca, comemorativo dos 20 anos do shopping. E às 22h, correm para participar do show de Matheus VK no Galpão Gamboa. Lá, eles vão cantar 'Pélvis', de Matheus, o sucesso 'Olhos Coloridos' (de Macau, popularizado por Sandra de Sá) e 'De Ladin', do próprio Dream Team.

PROGRAMAÇÃO

MAIOR PASSINHO DO MUNDO, Central do Brasil, área externa. Hoje, de 6h às 14h. Gratuito.


RIO PARADA FUNK
Praça da Apoteose. Rua Marquês de Sapucaí s/nº, Centro. R$ 10 ou um quilo de alimento
não-perecível.


DREAM TEAM DO PASSINHO. West Shopping. Estrada do Mendanha 555, Campo Grande
(3178-9501). Amanhã, às 19h30. Gratuito.


MATHEUS VK + DREAM TEAM DO PASSINHO, Galpão Gamboa. Rua da Gamboa 279, Gamboa (2516-5929). Amanhã, às 22h. R$ 40.


EXPOSIÇÃO MEMÓRIA DO FUNK, Supervia, nas estações Nilópolis, Caxias, Bonsucesso, Maracanã e Central do Brasil. Gratuita. Até sábado.

Últimas de _legado_Notícia