UMA FEIRA DE OPORTUNIDADES

A Expo Franchising ABF Rio acontece entre os dias 28 e 30, no Riocentro, com a participação de 250 marcas que procuram expandir seus modelos de negócios a partir de franquias.

Por Bernardo Costa

A Expo Franchising ABF Rio chega à edição de 2017 com números positivos no setor de franquias. Apesar do cenário de crise, as 631 marcas que operam no Estado do Rio registraram aumento no faturamento no primeiro semestre deste ano. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), foram movimentados R$ 7,8 bilhões no período, R$ 156 milhões a mais do que verificado no ano passado. Entre os dias 28 e 30, representantes de 250 marcas se reúnem no Riocentro, na Barra da Tijuca, para negociar com um público que pode chegar a 25 mil visitantes, segundo expectativa da ABF Rio. Todos em busca de oportunidades.

"É uma chance para as pessoas interessadas em abrir uma franquia conhecerem as marcas e seus modelos de negócio a partir do contato com seus principais executivos. Em muitos casos, até mesmo os presidentes das empresas recebem o público durante a feira", diz Eliane Bernardino, presidente da ABF Rio.

Além de um maior faturamento no primeiro semestre deste ano, as franquias no Rio também registraram crescimento de 9% nos pontos de venda. Atualmente, são 9.554 lojas em operação no estado, que respondem por uma fatia de 10,5% dos lucros das franquias a nível nacional. Segundo empresários do setor, fatores como a liberação do saque das contas inativas do FGTS, queda da inflação e expansão do crédito às famílias contribuem para o bom momento.

Para Eliane Bernardino, os altos índices de desemprego também têm gerado um interesse maior por investimento em franquias. "As pessoas estão buscando recolocação profissional por meio do empreendedorismo. As franquias atraem porque são um modelo mais seguro de investimento. O empresário não parte do zero e conta com suporte de uma marca conhecida no mercado para alavancar seu negócio", diz a presidente da ABF Rio.

Uma tendência atual, que será destaque na Expo Franchising ABF Rio, são as microfranquias, com investimento inicial entre R$ 5 mil e R$ 90 mil. Modelos de negócios em contêineres, foodtrucks ou que utilizam a própria casa como escritório serão apresentados nos dois dias de evento. Outras atrações são as palestras com especialistas e o lançamento do primeiro curso superior de franchising da América Latina, criado pela ABF Rio em parceria com a Universidade Veiga de Almeida. As inscrições para a primeira turma serão na feira.

Galeria de Fotos

A roda gigante é uma das principais atrações do Rock in Rio, enquanto os shows não começam: agora, ela é também acessível a pessoas com necessidades especiais Divulgação
Eliane Bernardino, presidente da ABF Rio, organizadora da feira Divulgação
FOTO: DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas de Rio De Janeiro