Rio conquista o 'Oscar do turismo'

Pela primeira vez o estado recebe o prêmio internacional de melhor destino turístico esportivo

Por JONATHAN FERREIRA

O Estado do Rio de Janeiro foi escolhido pela primeira vez como o melhor destino turístico esportivo durante a 24ª cerimônia do World Travel Awards Latin América 2017, premiação considerada o 'Oscar do turismo internacional'. Pelo menos 2,5 milhões de pessoas participaram da votação, que também premiou o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) como o melhor órgão de promoção turística. Para fomentar ainda mais o turismo na Cidade Maravilhosa, será lançado no domingo, o programa 'Rio de Janeiro a Janeiro' com eventos ao longo do ano.

O secretário estadual de Turismo, Nilo Sergio Felix, ressaltou que a escolha do Rio como melhor destino está ligada ao trabalho dos órgãos de turismo do estado na divulgação de atrativos do interior e da capital. Segundo a presidente do Rio CVB, Sonia Chami, o calendário anual de eventos vai alavancar ainda mais a atividade turística. "Nosso estado e país ficarão em uma situação bem melhor se tratarmos com mais importância o turismo e os eventos de negócios", explicou.

Na Região Serrana, os hotéis atingiram 90% de ocupação por conta desse inverno. "Alguns destinos possuem transporte regular que sai do aeroporto, como Búzios e Paraty", disse Chami, destacando que o estado já confirmou a realização de 272 eventos até o ano de 2027.

Para o presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio, Paulo Senise, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 ampliaram internacionalmente a visibilidade do estado. "O Rio recebe 6,6 milhões de turistas por ano, o que equivale a 33% do volume de estrangeiros que entram no Brasil. A expectativa é aumentar a marca em até 5% por ano".

Em 9 de dezembro, quando terá uma nova premiação do turismo mundial, o Rio vai disputar em outras cinco categorias, entre elas, a cidade do Rio, como melhor destino do mundo, e o estado como melhor destino de eventos culturais, de festivais e de eventos esportivos.

A ação 'Mais Rio Mais Brasil', do Instituto Brasileiro de Turismo, que pretende quadruplicar o número de turistas na cidade, atingindo a média de 27 milhões ao ano terá divulgação da cidade em peças publicitárias e outras ações internacionais de 2018 a 2022.

Comentários

Últimas de Rio De Janeiro