A arte de comer, beber e viver em Paty do Alferes

Cidade recebe primeira edição do Festival AgroSerra, evento que é realizado em Petrópolis desde 2015

Por LUIZ ALMEIDA

AgroSerra Paty do Alferes 3
AgroSerra Paty do Alferes 3 - divulgação

Paty do Alferes se prepara para estrear o Festival AgroSerra da Roça ao Prato. Realizado desde 2015 em Petrópolis, o evento vai acontecer na Praça George Jacob Abdue, no Centro será de hoje ao próximo sábado, dia 9, de 10h às 22h. Estão programados shows, oficinas e workshops gastronômicos, além da participação de mais 40 estandes de produtores da Região Serrana. A feira ainda terá exposição de produtos artesanais e de orquídeas e bromélias.

No primeiro dia do Festival AgroSerra, uma das atrações promete ser o workshop com o chef Fred Tibau, que atualmente dá expediente no programa 'Estrelas', da apresentadora Angélica. Ele está incumbido de preparar especialmente para a ocasião uma receita com ingredientes locais. Outro destaque vai ficar por conta da oficina de degustação de cachaças artesanais, que será promovida pela Cachaça União Carvalheira.

Já na sexta, 8 de setembro, está programada oficina sobre aproveitamento integral dos alimentos através da utilização de Plantas Alimentícias Não Convencionais as chamadas PANCs. O encontro será comandado pelas chefs com Mônica Cristina de Jesus e Fátima Nóbrega.

No sábado, último dia do Festival AgroSerra, haverá o AgroChef, projeto de cozinha colaborativa que vai reunir chefs locais e amadores. Em seguida, está prevista oficina de degustação e produção de cervejas artesanais, com Bruno Braga, da Cerveja Vila de Secretário.

Para Janice Caetano, idealizadora do Festival AgroSerra da Roça ao Prato, o objetivo é fazer com Paty do Alferes seja mais um local beneficiado pelo legado da realização da feira. "O AgroSerra é único. Mais do que um evento gastronômico e cultural, somos um conceito: de valorização ao pequeno produtor e empreendedor, de pertencimento com relação à cultura local. O nosso objetivo é fazer com que a cidade seja impactada positivamente pela realização do festival, assim como Secretário, em Petrópolis, vem sendo há três anos", destaca Janice.

Programação

QUINTA - DIA 7

14h - Workshop com o chef Fred Tibau

17h30 - Oficina de Degustação de Cachaças Artesanais

20h - Show de Douglas Lemos (samba de raiz)

SEXTA - DIA 8

11h - Oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos

20h - Show com Paulinho Ahayde (MPB)

SÁBADO - DIA 9

12h - AgroChef - Projeto de Cozinha Colaborativa

17h - Oficina Cervejas Artesanais

19h - Show Maurício Para Xaxá (forró)

20h - Show com Bull e Bill

Galeria de Fotos

Feira também contará com exposição de flores e produtos artesanais divulgação
AgroSerra Paty do Alferes 2 FOTOS DIVULGAÇÃO
AgroSerra Paty do Alferes 3 divulgação
AgroSerra Paty do Alferes divulgação

Comentários