Paraísos entre o mar e as montanhas

Cidades da Costa Verde unem litoral exuberante e as belezas da Serra do Mar

Por O Dia

Poucas regiões no Brasil conseguem unir duas características tão marcantes e ao mesmo tempo bem distintas. Pois, a Costa Verde do Estado do Rio é capaz de aliar as belezas da Serra do Mar com a exuberância do nosso vasto litoral à beira do Oceano Atlântico, oferecendo opções diversas de passeios a todos os visitantes. No próximo fim de semana, a principal atração é o Festival da Pinga, tradicional evento de Paraty.

Composta pelos municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Rio Claro, Angra dos Reis e Paraty, a Costa Verde é uma boa opção para aqueles que desejam estreitar contato com a natureza. Afinal, a região é ideal para quem quer desfrutar de passeios ecológicos em trilhas pela Mata Atlântica, com direito a muitas cachoeiras, ou aproveitar as belas praias do litoral.

Para acessar a Costa Verde, a Rio-Santos, com belas paisagens ao longo dos mais de 550 quilômetros de extensão. Da cidade do Rio, a primeira parada é Itaguaí. Lá, se destacam Coroa Grande e Ilha da Madeira, com praias, passeios de barco e esportes náuticos.

Ao lado de Itaguaí, Mangaratiba, que tem Centro Histórico com vários casarões e prédios antigos. Outros destaques são os distritos de Itacuruçá e Muriqui, além do Parque Estadual Cunhambebe apesar de ter entrada pelo Vale do Sahy, em Mangaratiba, abrange também os municípios de Angra, Itaguaí e Rio Claro. Em Rio Claro, aliás, vale uma visita ao Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos.