Cidade cheia de histórias e belas paisagens

Importante porto para escoamento do ouro de Minas Gerais, Paraty abriga belo Centro Histórico e praias paradisíacas

Por O Dia

Localizada a cerca de 250 quilômetros da cidade do Rio, Paraty tem lugar cativo na História do Brasil. Afinal, o município foi importante rota do antigo Caminho do Ouro, utilizado para escoar toda a produção oriunda de Minas Gerais. Não por acaso, foi também um dos principais portos do país em sua época áurea.

Entre as principais atrações de Paraty, o Centro Histórico, que é repleto de construções seculares e com tráfego proibido para automóveis destaque para as igrejas de Santa Rita, de 1722, e Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito. Perto dali, o Forte Defensor Perpétuo, de 1703.

O Centro Histórico de Paraty também abriga os principais hotéis e pousadas da cidade. É nele também que está uma gama para lá de variada de restaurantes e bares as opções, aliás, são para todos os gostos e bolsos, com cardápio com comidas típicas da região e também o melhor da cozinha internacional.

No entorno da cidade de Paraty, trilhas e cachoeiras variadas, além de belas praias. Localizada a cerca de 30 quilômetros do Centro Histórico fica a estonteante vila de Trindade, que tem acesso pela Rio-Santos altura do km 268 da rodovia e abriga as paradisíacas praias Brava, do Cepilho, dos Ranchos e do Meio.

ONDE FICAR

A Costa Verde tem opções variadas de hospedagem. Em Angra, o Koala Hostel e a Pousada Vila Histórica, além do luxuoso Hotel do Frade. No Centro de Paraty, as pousadas da Marquesa e Porto Imperial, entre outras.