Artes e sabores no Norte Fluminense

Música, literatura e culinária diversificada são os ingredientes do Festival Macaé de Cultura e Gastronomia

Por O Dia

Uma pitada de música, outra de literatura. No cardápio, quitutes de dar água na boca. De hoje até domingo vai ser realizado o Festival Macaé de Cultura e Gastronomia. Em sua oitava edição, o evento acontecerá na Praia dos Cavaleiros, tendo como tema 'Nas Mãos do Chef'. No total, 19 estabelecimentos prometem oferecer o melhor da culinária da região pratos a R$ 20 e sobremesa a R$ 18.

Entre as receitas do festival, pratos como escalope de filé mignon refogado na manteiga com ervas finas ao molho blue cheese e purê de batatas, servido em cestinha de parmesão, e ragu de lagosta com talharim fresco ao molho branco e alho poró. Outro quitute é o porco laqueado no melado com cogumelos frescos e aligot de abóbora. A única sobremesa é o pavlova espécie de bolo à base de merengue com creme de pâtisserie com banana caramelada.

De acordo com Renato Nicoli, presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, os produtos que serão utilizados para a criação dos pratos são de Macaé, contribuindo para movimentar a economia da cidade. "Essa edição é um desafio para o grupo. Fazer parte do calendário oficial da cidade é de grande responsabilidade. Nossa proposta é oferecer à população uma vasta programação cultural, que promete agitar o evento", destaca.

O festival ainda terá food bikes e estandes de cervejas artesanais Crow, Imperial Sallon, Coronel Pafo e Show de Bola e de vinhos. Para a criançada, espaço com opções de entretenimento e lazer. Haverá também exposição de artesanato com artistas e artesãos locais. Na programação musical, shows com as cantoras Allie Maranhão (quinta) e Flávia Duboc (sexta), e a banda Jazz Macaípa (sábado), além de roda de samba (domingo).

OFICINAS LITERÁRIAS

Na literatura, o destaque fica por conta da Ciranda Literária de Macaé a Clim. Com o tema 'A Literatura e as Artes', o evento terá oficinas e bate-papo com autores. Entre eles, o cantor, compositor e poeta Tibério Azul, o chargista e escultor Valber Benevides, e as escritoras Cristina Villaça e Dailza Ribeiro autoras do livro 'Trem de Histórias'. Além deles, a autora de literatura infantil Simone Mota e a professora e poeta Cíntia Barreto.

Galeria de Fotos

Frutos do mar, carnes e massas são algumas das receitas presentes na Praia dos Cavaleiros FOTOS Divulgação
macaé festival de gastronomia 1 Divulgação
macaé festival de gastronomia 4 Divulgação