Do Carnaval do Rio para Barra Mansa

Banda de fanfarra faz show gratuito em unidade do Sesc no domingo. No Rio, hoje, tem peça no Centro

Por O Dia

Banda que todos os anos anima o Carnaval de rua do Rio, com bloco tradicional na Praia Vermelha, na Urca, a Bagunço faz show gratuito domingo, dia 24, no Sesc Barra Mansa, a partir das 15h. O repertório do conjunto, que se apresenta de forma festiva e irreverente, é formado por versões de clássicos da MPB e do pop mundial, além de composições autorais. O toque do jazz fica por conta das improvisações dos metais.

A Bagunço surgiu em 2013 a partir da reunião de sete músicos. O objetivo inicial era se apresentar nas ruas e praças do Rio, onde os artistas forjaram um som urbano e carioca, que estimula o público a interagir a cada movimento. A postura dos instrumentistas também estimula a participação da plateia. Enquanto tocam, eles recitam poesia e propõem danças e brincadeiras. No final do espetáculo, ainda trocam de instrumentos, descem do palco e assumem o formato de fanfarra para se misturar ao público.

A Bagunço também desenvolve um trabalho de pesquisa sobre gêneros musicais de origens diversas. Assim, surgem as composições autorais, que exploram forró, samba, salsa, rock, funk, jazz, brega e canção francesa. As músicas são criações coletivas da banda, que é formada por Clément (trombone), Michel Moreaux (sax alto), João Ribeiro (teclados), Daniel Pimenta (baixo e tuba), David Gonçalves (guitarra), Filipe Paninho (bateria) e Mathias Maffort (sax).

MÃES EM DESESPERO

Hoje, às 19h, tem sessão gratuita da peça 'Um Berço de Pedra' no Sesc Ginástico, no Centro do Rio. No espetáculo, seis atores interpretam uma coletânea de cinco textos inéditos de Newton Moreno, que se relacionam a partir de um tema em comum: a maternidade como ofício e resistência. Em cada história, os personagens principais são mães que se veem obrigadas a defender seus filhos de alguma ameaça. Em alguns casos, na iminência de perdê-los. A direção é de William Pereira.

Galeria de Fotos

O espetáculo 'Bagunço' é a atração de domingo do Sesc Barra Mansa Divulgação/Felipe Diniz
O espetáculo 'Bagunço' é a atração de domingo do Sesc Barra Mansa Divulgação/Felipe Diniz
O espetáculo "Um berço de pedra" tem apresentação nesta quinta, no Sesc Ginástico Divulgação/Julio Maria

Comentários