Receitas garantem alimentação mais saudável para idosos

Macaé desenvolve programa de oficinas culinárias para oferecer uma melhor qualidade de vida à terceira idade

Por LUIZ ALMEIDA

A oficina procura resgatar a memória alimentar e promover a socialização entre os idosos, além de dar dicas sobre a escolha dos alimentos
A oficina procura resgatar a memória alimentar e promover a socialização entre os idosos, além de dar dicas sobre a escolha dos alimentos - FOTOS divulgação

Proporcionar o hábito de uma alimentação saudável aos idosos e, por tabela, prevenir doenças. Tais predicados são a tônica do projeto Oficina Culinária. Parceria entre o Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi) e a Coordenadoria Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), da Secretaria de Saúde de Macaé, a oficina visa garantir mais qualidade de vida à terceira idade.

Projeto interdisciplinar com participação de nutricionistas da Catan e assistentes sociais e fonoaudiólogos do Paisi, a oficina acontece sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês. Hoje , por sinal, vai ser realizada a segunda edição do programa, quando vão ser ensinadas receitas saudáveis de biscoitos. Em outubro será no dia 26.

Segundo a assistente social do programa, Aracely Gomes Pessanha, a oficina é fundamental para permitir o resgate da memória alimentar e estimular a alimentação saudável, além de promover a socialização entre os idosos. "O projeto surgiu da própria demanda dos idosos do Paisi, que identificaram a necessidade de obter orientações práticas a respeito da escolha do alimento, preparo e higienização", conta ela.

Para participar do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi) é preciso ter pelo menos 60 anos ou mais e passar por avalição feita por equipe multiprofissional. O projeto conta com geriatras, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e terapeuta ocupacional.

Entre os objetivos do Paisi estão a manutenção e melhoria da capacidade funcional dos idosos e a prevenção de doenças. O programa ainda procura promover o envelhecimento ativo de todos os participantes e reabilitação daqueles que têm capacidade funcional restringida. O Paisi fica na rua Dr. Bueno, 190, no bairro Imbetiba. Mais informações pelo telefone (22) 2759-9504.

Galeria de Fotos

A 16ª Expo Flor terá mais de 300 espécies diferentes de plantas divulgação
oficina de alimentação saudável em macaé divulgação
A oficina procura resgatar a memória alimentar e promover a socialização entre os idosos, além de dar dicas sobre a escolha dos alimentos FOTOS divulgação

Comentários