Câncer de mama sem mistério

Campanha visa esclarecer dúvidas dos cariocas sobre a doença durante o Outubro Rosa

Por Camilla Muniz

Todos os dias, 156 brasileiras descobrem que sofrem de câncer de mama, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Enquanto as estatísticas avançam, informações de qualidade sobre a doença ainda são escassas entre a população. Para esclarecer dúvidas comuns, o Instituto Oncoguia e a Pfizer vão fazer duas ações educativas em estações de trem do Rio neste Outubro Rosa. Batizada de 'Saúde sem mistério: 10 mitos sobre o câncer de mama', a iniciativa será realizada no dia 18, na Central do Brasil, e no dia 19, em São Cristóvão, das 10h às 16h.

Durante a campanha, passageiros que estiverem nas plataformas poderão testar seus conhecimentos sobre câncer de mama respondendo a um quiz em uma tela interativa. O público também receberá um folheto com explicações que derrubam mitos em relação à doença.

Neste Outubro Rosa, a Pfizer está lançando um kit com manuais e guias de consulta para pacientes com câncer de mama metastático  estágio avançado caracterizado pela disseminação do tumor para outras partes do corpo. Quem participar das ações nas estações de trem e conhecer alguém nessa situação pode pedir um exemplar. O material foi elaborado em parceria com o Instituto Oncoguia, a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

"Nosso objetivo é levar apoio e informação às mulheres", ressalta a psicóloga Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia. O kit também será disponibilizado para download no site da entidade.

Galeria de Fotos

auto-exame de mama Reprodução

Comentários

Últimas de Vida Saudável