Chave do carro agora é no smartphone

Tecnologia de empresa alemã utiliza os sensores do automóvel

Por O Dia

Uma vez que a identificação é realizada pelo aplicativo, o carro destranca sem a necessidade de uma chave física
Uma vez que a identificação é realizada pelo aplicativo, o carro destranca sem a necessidade de uma chave física - Divulgação

A Bosch apresentou um sistema de chave de carro por meio do smartphone. A empresa chama o recurso de 'Perfectly Keyless' e alega que o seu funcionamento é algo bem simples: ao se aproximar do veículo, o smartphone do motorista é identificado pelos sensores de bordo. "Uma vez que a identificação é realizada, o carro destranca sem a necessidade de uma chave física. Da mesma forma, a chave não é necessária para dar partida no carro, nem para trancá-lo após a viagem", diz Harald Kröger, presidente da divisão de Eletrônica Automotiva da companhia.

O dono do veículo pode, inclusive, dar acesso a outros motoristas por meio de um aplicativo, no qual uma chave virtual é enviada pela nuvem para outros smartphones de forma segura contra acessos não autorizados. Isso permitirá, por exemplo, que provedores de serviços de compartilhamento de carros e operadores das frotas gerenciem o acesso e as chaves.

O Pefectly Keyless é simplesmente uma chave digital. Para usá-la, o motorista faz o download de um aplicativo em seu smartphone, o qual se conecta ao carro e gera uma chave de segurança individual ela servirá apenas na fechadura digital do respectivo veículo. O sistema se conecta aos sensores de bordo e mede a distância do veículo e do smartphone, para identificar a chave de segurança. Uma vez que esta distância é menor que dois metros, as portas se destrancam e não é mais necessário procurar as chaves.

Para que a tecnologia funcione, o fabricante do automóvel deverá instalar sensores de proximidade e uma unidade de controle no veículo. Estes sensores medirão a distância entre o smartphone e o carro e registrarão em qual direção o motorista se desloca.

Em caso de perda do smartphone em que o aplicativo está instalado, a chave digital pode ser desativada online. Com isso, o acesso ao veículo é bloqueado tanto para o proprietário quanto para os usuários autorizados e terceiros. Um novo smartphone pode ser conectado ao veículo a qualquer momento e uma nova chave de segurança individual será gerada. Neste período, a chave convencional continua funcionando normalmente.

O Pefectly Keyless ainda está em fase de desenvolvimento, com aplicação de testes práticos de operação. Ainda não há previsão da sua utilização no Brasil.

Galeria de Fotos

Uma vez que a identificação é realizada pelo aplicativo, o carro destranca sem a necessidade de uma chave física Divulgação
Uma vez que a identificação é realizada pelo aplicativo, o carro destranca sem a necessidade de uma chave física Divulgação
Uma vez que a identificação é realizada pelo aplicativo, o carro destranca sem a necessidade de uma chave física Divulgação

Comentários

Últimas de Automania